Diário de Bordo do HULK

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Offline bullet69

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Diário de Bordo do HULK
« em: 20 de Agosto de 2014, 23:41:32 »
O lada neste momento já conta com:

-Reparação da caixa de velocidades (forqueta 3e4, manga de eixo 3e4, preenchimento das cruzetas no torneiro, anilha, fole e juntas, conjunto de rolamentos e rolamento do veio primário)

-Motor (substituir tubos recequidos, com fugas e relas, substituir braçadeiras passadas, retentor do veio junto à poli na bomba injectora, colocação de cola de junta com linho no colector de admissão, vedação do tubo da vareta do óleo);

-Veio de transmissão (substituição de copo danificado, lubrificação dos copos)

-Porta do condutor(Reparação da roldana do elevador e afinação do trinco da porta)

-Limpa para brisas (frente e trás)- afinação dos "mija mija", substituição das escovas e desentupimento do circuito da porta de trás

-Afinar caixa de direcção;

-Lubrificar todos os copos que precisaram de massa;

E tal como prometido vou postar as fotos do trabalho realizado na caixa de velocidades do Hulk. Em primeiro quero agradecer mais uma vez a ajuda do Ahlidap que me arranjou o material e ajudou com alguns problemas :-) em segundo ao meu pai que teve a paciência até quando o lada não cooperava e por ultimo gostava de agradecer ao Yuri e ao Dmitro que foram dois braços de força incansáveis e sem eles não conseguia realizar esta tarefa
Ora aqui estão as fotos do:
Yuri



Dmitro


O material para a caixa de velocidades foi este:



No meu caso eu aproveitei a caixa de velocidades do lada encostado e reparar o que estava estragado (a do Hulk estava em muito mau estado) Peço desculpa se saltei algum paço, pois já fiz esta operação à mais de um ano e pode me ter escapado alguma coisa.
Para ter acesso à caixa de velocidades tive de desmontar uma quantidade de coisas:

1- Veios de transmisão






2-Desmontei o escape (estava a atrapalhar)

3-Desapertei as porcas dos parafusos do donut que faz a ligação entre a caixa de transferência e a de velocidades
 




Nota: As porcas são diferentes, há que ver de que lado e que pertencem

4-Retirar "bola" das manetes do bloqueio e das redutoras

5-Desapertar os parafuso do apoio da caixa de transferência e aqui o Yuri entrou em acção



6-Desmotei a bicha dos contaquilometros

7-Desmontei a bomba de embraiagem

8-Retirei a manete das mudanças eu aqui descuidei me e desapertei os parafusos errados e dei com o berbicacho de montar as molas e pecas que fazer a manete ficar na posição central. Como a devia ter desmanchado era assim



9- Desapertei os apoios da caixa de velociades e deixei a caixa apoiada no Dmitro para poder desapertar os parafusos que seguram a caixa ao motor. Esta tarefa foi muito chata pois mais uma vez o espaço e muito reduzido. Como o meu motor é o XUD9 TE tive de retirar o colector de ar, pois não tinha ângulo suficiente para a caixa sair, já no atmosférico não tive problema. Depois de muito trabalho finalmente a caixa está de fora.





10- Lavar caixa de velocidades e tranferência





A partir daqui vou mostrar como abri a caixa e substitui o material estragado. Os sintomas da caixa eram 4ª velocidade a saltar nas descidas e a primeira com dificuldades a entrar.

1-Retirar braço do disco de embraiagem

2-Retirar para parafusos para desmontar a parte que liga a caixa ao motor





3-Aqui encontrei logo uma das causas da mudança saltar a anilha cónica estava aos bocado, pelo fiquei a saber este é um problema comum nos ladas mais antigo, mas a partir dum ano (que peço desculpa mas já não me lembro) deixaram de colocar conicas e colocaram umas "rectas" que são as que estão disponíveis.



Nota: O retentor que esta na imagem foi o que causo a morte da caixa do Hulk, como eu tinha uma fuga de óleo no motor na tampa de válvulas que babava exactamente para cima da caixa não me apercebi que o lada perdia por ai até ouvir o som que me partiu a alma :'(

4-Desapertar a porca do veio principal da caixa de velocidades e retirar a falange. Este processo envolveu um desenrascar à Magaiver, pois para prender o veio para poder fazer força para desapertar a porca tivemos que soldar uma cremalheira de uma bicicleta velha a um ferro e que por acaso a furação batia certo com a falange, isto tudo para poder fazer força sem danificar nada (provavelmente há algo bem mais simples, mas não tivemos outra ideia) e se isto não basta se tive que ir pedir ao meu mecânico uma chave de caixa que ele tinha "personalizada" mesmo para casos como este em que o veio e muito comprido e as chaves normais não chegam à porca.





5- Aqui desmontamos a parte da caixa onde estão os carretos respectivos à 5ª velocidade e a marcha trás, depois de despertar os parafusos ficou com este aspecto



6- Como eu não quero dizer nenhum disparate vou apenas postar as fotos com a sequência de desmontagem





















































Bem e por agora fico por aqui, isto levou mais tempo do que eu pensava lool
Já agora alguém tem uma caixa de direcção que queira vender? eu falei com alguém aqui do forum que tinha uma desmultiplicada, mas depois apareceu um imprevisto e tive de aplicar o dinheiro noutra coisa mais urgente.
Obrigado
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Offline Luis Santos

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Re: Diário de Bordo do HULK
« Responder #1 em: 21 de Agosto de 2014, 18:32:00 »
... Só à estaLADA!

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Offline bullet69

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Re: Diário de Bordo do HULK
« Responder #2 em: 21 de Agosto de 2014, 22:07:26 »
Continuação das fotos:
Infelizmente com o aumentar das horas de volta do Hulk a paciência para estar atirar fotos com o iphone já n era muita e não tenho muito mais fotos.
Ah aquelas intervenções que postei de inicio foram todas feitas na mesma altura e resumiu se a um trabalha de um mês inteiro sem pausas.
Enfim continuando, para tocar a forqueta e a manga de eixo tive de tirar um freio que segurava as peças todas no veio e depois foi só trocar e visto que só tens uma ordem para montar não foi muito dificil. Para garantir que não me perdia peguei num pedaço de arame e coloquei as peças pela mesma ordem para não haver confusão:-)
A razão pelo qual a primeira mudança n entrava bem era pelo desgaste que vêm na imagem, a solução foi levar ao torneiro que preencheu com solda.





Bem e depois foi "só" a montagem através do processo inverso que foi bem mais desafiante que a desmontagem :-)

Para breve será trocar a caixa de direcção, pretendo mudar os amortecedores e retirar o Kit hoodoo pelos amortecedores pela medida adequada (+6cm). Gostava de descobrir uma forma para que tivesse mais ângulo de trabalho na suspensão da frente, pois andar com sapatas 235 tem um preço e um deles e o jipe facilmente bater no fundo quando apanha buracos maiores.
Também tenho andado a estudar a alteração deste motor pelo motor do peugeot 405 t16 com watercooler, é um motor com 2000cc com um pouco mais potencia que este mas que o turbo tem um comportamento diferente do meu, isto é, o que tenho só dispara a partir das 2500 rpm enquanto os deste motor activa logo em baixas rotações. Eu não percebo muito de mecânica, mas tenho um amigo que me falou deste motor e que seria só tirar um e colocar o outro pois os apoios são praticamente os mesmos e a caixa também encaixa na perfeição.
Bem por agora é tudo espero que possa ajudar alguém que precise de fazer algo idêntico. Ah esqueci me de falar de preços, embora não me recorde o valor exacto mas acho que foi por volta dos 180 ou 190 euros já com o rolamento do veio primário.
Abraço
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Offline Tiroloco

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Re: Diário de Bordo do HULK
« Responder #3 em: 24 de Agosto de 2014, 08:28:29 »
Muito bom mesmo! Obrigado pela partilha! Também tenho os rolamentos e juntas todas para mudar! Só também estou a espera que a alfandega se digne a enviar as coisas e pare de levantar problemas!