Problemas na travagem

• 21 Respostas
  • 831 Visualizações

*

Offline Pedro Alves

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +0/-0
  • Viatura: Lada Niva 1.9D
  • Distrito: Porto
Problemas na travagem
« em: 27 de Maio de 2017, 14:24:05 »
Olá a todos,

Desde que adquiri o Niva fui naturalmente obrigado a resolver "pequenos" problemas que têm vindo a aparecer.
A última surpresa agora é a travagem, ainda não sei se é do servofreio ou do depressor.
O pedal do travão está completamente duro e não trava quase nada... parece ser falta de vácuo. É um 1.9d.

Alguém sabe quais os modelos - servofreio e depressor - compatíveis de outras marcas (Vitaras, 306, 504, etc) caso seja necessário arranjar algum?

Obrigado a todos.

Pedro

*

Offline HugoGomes

• Moderador Global
  • Nivista
  • 344
  • +27/-1
  • Distrito: Lisboa
Re: Problemas na travagem
« Responder #1 em: 29 de Maio de 2017, 11:26:38 »
Boas Pedro,
Esse problema já foi abordado várias vezes neste forum. É um problema recorrente nos nossos carros e volta não volta o servofreio tem de ser trocado.
Verifica se consegues encontrar em outro tópico esta questão e qual foi a alteração feita.
Cump
HG

*

Offline David P. (DJP)

• Nivista Júnior
  • **
  • 75
  • +4/-0
  • Distrito: Aveiro
« Responder #2 em: 29 de Maio de 2017, 15:24:56 »
Boas, eu troquei o servofreio do meu 1.9D.

Os sintomas eram o pedal muito (muito) duro. Mas travava.
Falta de vácuo é fácil de veres. Tiras a mangueira que está ligada ao servofreio e com o carro a trabalhar deves sentir um pequeno vácuo. Se sentires é bom sinal.

O servofreio mandei vir da ladapower. Há dois tipos, um que tem o 'veio' que vai ao pedal mais curto e outro comprido. O meu é o mais comprido, igual ao do 1.7i. 

Qualquer dúvida diz.
Abraço

*

Offline Pedro Alves

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +0/-0
« Responder #3 em: 07 de Junho de 2017, 11:20:08 »
Olá novamente,

Já tinha pesquisado o forum mas não consegui encontrar a informação que procurava.

Fiz uns testes e o depressor parece estar a gerar muito pouco vácuo, David, o teu também é assim?
Experimentei fazer vacuo de outra forma diretamente no servofreio e o pedal fica mais normal.

Agora estou na dúvida se o problema será no depressor, servofreio ou ambos.
Na bomba central não me parece senão pedal ia até ao fim sem travar e o sintoma é de pedal duro que trava mas mal pois é necessário muita força.

Vou continuar a procurar mais informação, se alguém tiver ou souber de depressores e/ou servofreios de outros modelos compatíveis agradecia.

Já agora, o kit de reparação para o servofreio e depressor será de fácil instalação? Alguém já teve sucesso com isso?

Obrigado a todos.
Abraço

*

Offline HugoGomes

• Moderador Global
  • Nivista
  • 344
  • +27/-1
« Responder #4 em: 07 de Junho de 2017, 12:43:09 »
Boas,
O servofreio novo custa uns 40€ talvez seja a solução mais rápida e segura.
Experimenta ver na ladapower ou na bhv, eles têm preços em conta
Abraço
HG

*

Offline David P. (DJP)

• Nivista Júnior
  • **
  • 75
  • +4/-0
« Responder #5 em: 11 de Junho de 2017, 23:18:27 »
Boas,

O vácuo é fraquinho, sente-se pouco na ponta do dedo. Falaram-me em 0.5 bar. mas nunca medi.
Nunca comprei na BHV, mas aí o servofreio custa 25€... Mandei vir o meu da ladapower e custou-me no total 60€ com portes. Achei caro porque paguei mais em portes do que com o material.. A última compra que fiz foi na Mikomara. Preço acessivel, 18euros de portes, encomendei numa terça e chegou na sexta de manhã. Super rápido. Mas foi a unica compra.

Em relação a esse kit, um utilizador arranjou e a membrana do kit estava rota...acho que não foi a melhor experiencia.

O teu é 1.9D ou 1.6?

Abraço

*

Offline Pedro Alves

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +0/-0
« Responder #6 em: 13 de Junho de 2017, 09:06:00 »
Viva,

É o 1.9d. O vácuo é realmente fraco, mas está lá, o que me deixa inclinado para o servofreio.
Vou mandar vir e logo vejo.

Obrigado.
Abraço

*

Offline David P. (DJP)

• Nivista Júnior
  • **
  • 75
  • +4/-0
« Responder #7 em: 14 de Junho de 2017, 10:32:39 »
Boas,

Diria que é isso. Há montes de malta que já trocou.
Se fosse a bomba de vácuo, isso era caro..
Para trocar o servofreio pode não precisar de tirar o oleo dos travões. Desaperta o cilindro, e depois tenta afastar os tubos com cuidado para tirar o servofreio. Eu não precisei.
Se tiver dúvidas diga.
Abraço

*

Offline Pedro Alves

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +0/-0
« Responder #8 em: 05 de Julho de 2017, 09:37:40 »
Olá novamente.
O servofreio foi substituído mas continua na mesma... pedal duro como tudo e quase não trava. O servofreio antigo está bom.
A bomba de vácuo afinal não está a fazer vácuo suficiente. O tubo que liga ao servofreio está bom e não tem fugas.

Estou a ver-me à rasca para encontrar uma bomba de vácuo. Algúem tem alguma a funcionar?
Obrigado pela ajuda.

*

Offline HugoGomes

• Moderador Global
  • Nivista
  • 344
  • +27/-1
« Responder #9 em: 05 de Julho de 2017, 10:51:00 »
Boas experimenta falar com o Pedro Lopes ele deve ter alguma coisa.
911503972
Abraço
HG

*

Offline Pedro Alves

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +0/-0
« Responder #10 em: 05 de Julho de 2017, 11:18:56 »
Obrigado Hugo.
Já falei com ele mas não tem nada.
Vou continuar à procura.
Abraço,
Pedro

*

Offline David P. (DJP)

• Nivista Júnior
  • **
  • 75
  • +4/-0
« Responder #11 em: 10 de Julho de 2017, 14:31:54 »
Boas,

Tenta mandar reparar, não sei se é possível.
Senão tens  à venda...mas é puxado....
Tenta perceber se a bomba de outros modelos peugeot dão...
https://ladapower.com/catalog/niva-1700/brakes-2013-11-05/lada-niva-diesel-1-9d-vacuum-pump-detail

Abraço

*

Offline Pedro Alves

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +0/-0
« Responder #12 em: 13 de Julho de 2017, 22:59:02 »
Ok pessoal,

Demorei a dar feedback, mas isto sem imprevistos não tinha piada... lá consegui. Aqui vai um testemunho pois pode ajudar mais alguém.

Mandei vir o servofreio e ficou tudo na mesma, ou seja, afinal era o depressor/bomba de vácuo, ... na altura entre mandar vir um servofreio 35 € ou um depressor 130€... optei pelo mais óbvio :) e acabei por ficar com dois servofreios bons. Lá consegui encontrar um depressor compatível e troquei apenas a parte de cima pois a polie do meu depressor é para correia com três pistas, e a do depressor que arranjei tinha uma polie para correias em V. Ainda por cima a polie está "cravada", se não desse para trocar a parte superior do depressor não sei como é que iria trocar a polie.
Já agora aproveito para informar, que no meu 1.9d o servofreio compatível é o do UMM (e também um modelo do Peugeot 504).
Mais tarde tento colocar fotos.

Tudo substituído... e finalmente trava como nunca... ficou resolvido... não? Claro que não, após alguns kms o carro quase que não andava e reparei que o pedal do travão estava duro como pedra. Ou seja, veio a travar continuamente o caminho todo até bloquear quase as rodas. No dia seguinte com o carro frio o pedal já tinha folga.

Solução? Ler o manual de manutenção :p (algo que devia ter feito logo no início) e li que há dois ajustes que se podem/devem fazer:
- Na substituição do servofreio o cumprimento do ferro interior que empurra a bomba hidráulica pode ser ajustado (neste caso devia ter ajustado para o cumprimento igual ao servofreio anterior que retirei)
- O pedal do travão tem de ter uma folga de 3 a 5 mm do switch do travão.

Ora, o que estava a acontecer é que o pedal não tinha folga nenhuma, antes pelo contrário, e com o aquecimento do óleo acabava por estar constantemente a ganhar pressão e prendia as pinças aos discos.
Dei a folga necessária no pedal (para evitar ter de desmontar a bomba hidráulica e ajustar o pistão do servofreio) e agora está impecável!

Se alguém tiver outra conclusão que diga para ficar registado e poder ajudar alguém no futuro.

Bons passeios!

*

Offline Pedro Alves

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +0/-0
« Responder #13 em: 13 de Julho de 2017, 23:04:05 »
Depressor do UMM

Depressor que tenho instalado (desculpem mas esqueci-me de tirar fotos com ele fora, mas dá para ver que é igual)

upload picture

*

Offline David P. (DJP)

• Nivista Júnior
  • **
  • 75
  • +4/-0
« Responder #14 em: 18 de Julho de 2017, 23:03:40 »
Muito fixe.