Dharma 76-FQ

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Offline David P. (DJP)

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Dharma 76-FQ
« em: 11 de Janeiro de 2017, 15:18:27 »
Boas comunidade!

Vou abrir o diário do Dharma que ainda não o tinha feito.
A recuperação tem andado muito devagar, o mecânico (eu) não percebe nada de carros mas quer ser ele a mexer, daí as demoras, pois o espaço e tempo também não são muitos.

Para resumir, até agora levou de maior:

- Caixa de direcção nova
- Servo freio novo
- Limpeza do sistema de refrigeração, incluindo tirar os tubos e lavá-los como manda a lei, limpar ventoinhas e ligações eléctricas e limpeza do refrigerador do óleo (não limpei o radiador da 'sofagem' - penso que tenho lá uma fuga porque me está a aparecer água no tabuleiro, por isso liguei o tubo de saída de água quente do motor directamente à entrada do motor, eliminando a passagem da 'sofagem' (ainda estou a testar)).
- termoestato novo, com limpeza da tampa e apertado com Pattex nural 28 para não verter.
- Óleo e respectivo filtro

A seguir coloco algumas fotos dos desenvolvimentos.

Um abraço

PS: Agradeço comentários e sugestões porque sou um grande zero em mecânica, tenho de andar sempre a perguntar a quem sabe, para depois ir ler e só depois mexer!


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Offline carlossagouveia

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Re: Dharma 76-FQ
« Responder #1 em: 11 de Janeiro de 2017, 15:21:37 »
Venham as fotos, que é isso que a malta gosta!!!!

Continua o bom trabalho!

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Offline David P. (DJP)

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Re: Dharma 76-FQ
« Responder #2 em: 11 de Janeiro de 2017, 15:46:33 »
Verificação e limpeza de mangueiras, passagens, do sistema de refrigeração

Como disse sou nabo, por isso é melhor apontar tudo para não me enganar a montar:






Aqui tive de tirar o filtro e caixa do filtro do ar para ter bom acesso:


Umas passagens um 'bocado' entupidas:
antes:








Depois:






Aos poucos vai-se tratando.

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Offline David P. (DJP)

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Re: Dharma 76-FQ
« Responder #3 em: 11 de Janeiro de 2017, 19:32:17 »
Troca do termostato e limpeza da tampa.


Estado do antigo termostato ainda na tampa  :o :


Estado da tampa:




Depois da limpeza da tampa (tinha buracos tapados!! :




Na imagem seguinte, alquém me consegue dizer ou confirmar para que serve o parafuso de latão? É para fazer a purga do sistema de refrigeração? É um parafuso que ao desapertar tem um furo a meio.



Abraço!

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Offline David P. (DJP)

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Re: Dharma 76-FQ
« Responder #4 em: 11 de Janeiro de 2017, 19:48:07 »
Teste / limpeza ao sensor de temperatura / switch das ventoinhas

Aqui tenho uma questão- este sensor é o que faz mexer o ponteiro da temperatura no tablier?
Se não é, onde está esse sensor?
E alguém tem mais sensores de temperatura para controlar o bicho?

Teste ao sensor:
O sensor diz de lado a que temperaturas é que fecha o circuito. Cada temperatura actua para uma ventoinha. Coloquei-o no banho às temperaturas indicadas e com o voltímetro medi a continuidade. Caso não houvesse tinha o sensor estragado, mas não foi o caso  :).
Depois do teste dei-lhe uma limpeza só pa ficar mais apresentável.

Entretanto, com a bateria desligada, fiz um 'chant' em 2 entradas do ligador que vai a este sensor, liguei a bateria e aí testei o funcionamento das ventoinhas, uma de cada vez. As duas funcionaram, ouvindo-se também bem o relé.

 




Aqui, depois de limpo, dá para perceber bem a que temperaturas é que ele fecha (entre 84-88 ºC e entre 88-92 ºC):


Abraço
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2017, 19:53:53 por David P. (DJP) »

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Offline carlossagouveia

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Re: Dharma 76-FQ
« Responder #5 em: 12 de Janeiro de 2017, 09:31:28 »
Puxa, por momentos cheguei a pensar que a tua máquina estava num bloco operatório!
Trabalho profissional!
Continua a considerar o NIVA :)

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Offline HugoGomes

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Re: Dharma 76-FQ
« Responder #6 em: 12 de Janeiro de 2017, 10:25:13 »
Tás lá sim sra.
Acho que ainda vais ajudar muita maltinha num futuro próximo.
abraços
HG

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Offline king

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Re: Dharma 76-FQ
« Responder #7 em: 12 de Janeiro de 2017, 11:42:31 »
IMPEC!!!!!

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Offline Edgar Domingues

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Re: Dharma 76-FQ
« Responder #8 em: 14 de Janeiro de 2017, 00:33:11 »
Queres fazer isso no mei niva? Eu pago😃
Mazda MX-5 1.6 - 1997; Porsche Boxster 2.7  - 2000
Audi TT 2.0 - 2007 (actualmente) Niva 1.7 - 1997 (actualmente)
VW carocha 1.2 - 1961 (em fase de restauro)

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Offline BernardoS

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Re: Dharma 76-FQ
« Responder #9 em: 14 de Janeiro de 2017, 21:00:37 »
Estou a ver que temos mais um tema de conversa para este encontro nacional. Estamos a contar contigo !!

Aquele abraço

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Offline David P. (DJP)

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Re: Dharma 76-FQ
« Responder #10 em: 16 de Janeiro de 2017, 10:58:00 »
Eh pá!

Eu sou zero em termos de mecânica, o que vocês vêm aqui foi das minhas primeiras aventuras!
Muita leitura e conversa com outras pessoas a pedir opinião, além da vontade em ter o niva arranjadinho acaba num bom trabalho (espero eu).

Quanto ao fazer isso no teu niva Edgar, umas febras e umas minis e fica o pagamento feito :D
Isto em 2 dias faz-se ( para mim que sou maçarico e perfeccionista), se houver uma garagem, espaço e as ferramentas é tranquilo!

Quanto ao trabalho em si, tive de desmontar mais coisas e agora falta-me uma junta, acho que vou fazer de cartão, old school! Só falta escolher entre caixa de nestum vs chocapic!
Um abraço

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Offline carlossagouveia

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Re: Dharma 76-FQ
« Responder #11 em: 16 de Janeiro de 2017, 14:33:59 »
Eu diria que para ser mesmo "OLD SCHOOL" terias de ir para uma caixinha de cerelac :)