Apresentação Veríssimo

• 21 Respostas
  • 706 Visualizações

*

Offline Veríssimo

• Nivista Júnior
  • **
  • 33
  • +1/-0
  • Viatura: Lada Niva 1.9D
  • Distrito: Santarém
Apresentação Veríssimo
« em: 05 de Janeiro de 2017, 19:42:59 »
Olá Nivistas! Depois de anos, cá estou eu para me apresentar à comunidade.
O meu nome é Davide Veríssimo, tenho 26 anos e sou de Pontével (Cartaxo-Santarém).
Há muitos anos que gosto muito do Niva, pela sua simplicidade, versatilidade, e tamanho! Ha 3 anos tive para comprar um, pois precisava dum carro urgentemente, mas não apareceu nenhum em condições. Entretanto acabei por comprar outro Renault (Marca do meu coração) mas nunca esqueci o Niva!
Sou um grande entusiasta de TT, adoro um bom passeio, muita lama, muita festa, companheirismo e boa disposição! Nada melhor para matar o stress do dia-a-dia.
 Ando a sondar o mercado e quero comprar um Niva. Quero ter um Niva porque gosto do Niva, porque é pequeno, simples, sem "paneleirices" e, sei que há peças lá fora. Mas será que há peças de igual forma para qualquer versão? Visto que vai ser viatura de fim-de-semana, quero optar por uma versão a gasolina, só não se 1.6 ou 1.7i.
Tenho que investigar consumos/potencias/receptividade a upgrades/preços do selo de circulação, etc.

Espero passar por aqui muitos e bons tempos! Espero também, que não ter ainda o Niva, seja impeditivo de algo!

Com os melhores cumprimentos

Davide Veríssimo
"If in doubt, flat out...!"

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 607
  • +27/-1
  • Distrito: Lisboa
Re: Apresentação Veríssimo
« Responder #1 em: 05 de Janeiro de 2017, 22:33:16 »
Bem vindo a esta casa camarada Veríssimo. O Lada Niva é o melhor carro do mundo. Eu não consigo estar afastado dos meus por muito tempo e há sempre qualquer coisa a fazer neles. É como as obras de Santa Engrácia que nunca estão prontas.

Eu tenho as duas realidades. Tenho um a gasolina e outro a diesel. Cada carro é diferente. A gasolina tens um arranque mais rápido e eventualmente mais velocidade (pouca) por outro lado o carro a diesel (1.9D) é mais lento, mas também é mais económico e a mecânica, como é um motor Peugeot, é mais fiável, se bem que peças para o sistema de refrigeração são muito difíceis de encontrar, senão mesmo impossíveis, nomeadamente tubos e o próprio radiador. Eu precisei de um e tive de mandar fazer por medida. Ficou uma pequena fortuna. De resto, como disseste, há de tudo lá fora.

De forma alguma, o facto de ainda não teres um Niva é impeditivo de estares aqui nem de poderes estar connosco. Somos uma comunidade com regras, mas que privilegia o convívio, o entrosamento e o bom espírito de grupo, de camaradagem e de amizade entre todos. Esperamos é que, como todos, tenhas uma boa participação aqui por muito tempo. Digo isto porque há carradas de gente que se regista aqui e depois não participa em nada, o que é algo contraditório.

Eu sou de Lisboa, mas tenho os meus carros em Figueiró dos Vinhos, onde decorreu o encontro nacional do ano passado. O deste ano irá ter lugar por terras do Alto Alentejo. Decerto que já estás a par deste encontro no tópico respectivo. Junta-te a nós nesse encontro, seja já com Niva ou não.

De resto, qualquer ajuda, questão ou dúvida que possas ter, não hesites em colocar aqui que a malta ajuda no que puder e souber.

Um abraço e sê muito bem vindo por muito tempo

*

Offline HugoGomes

• Nivista
  • 323
  • +27/-1
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2017, 09:26:14 »
Bem vindo a este nosso cantinho espero que rapidamente possas adquirir um carro á tua mediada.
Grande abraço e sê bem vindo.
HG

*

Offline Veríssimo

• Nivista Júnior
  • **
  • 33
  • +1/-0
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2017, 10:04:30 »
Obrigado amigos!
Vou optar por um a gasolina pois vai andar pouco (apenas ao fim-de-semana) e a manutenção será mais em conta a longo prazo. (penso eu).
Amigo Bernardo, disse que o Diesel é mais fiável mas, quais são os problemas das versões a gasolina? Dão problemas conhecidos?

Muito obrigado pela recepção e, já ando a investigar o fórum! :)

Cumprimentos

Davide Veríssimo

*

Offline carlossagouveia

• Nivista
  • 163
  • +6/-0
  • Viatura: Lada Niva 1.7
  • Distrito: Vila Real
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2017, 11:43:03 »
Na minha opinião os únicos problemas conhecidos em qualquer LADA, é a falta de manutenção por parte dos donos.
Aquilo é à prova de bala e dá para reparar com uma navalha e uma pedra, como tal, a malta abusa deles e não faz a devida manutenção. Quem compra um lada, compra porque quer gastar pouco dinheiro e realmente eles são baratos. Depois comete-se o erro de não querer fazer qualquer tipo de manutenção por achar que o carro não merece...

É do género, "gostava de ter uns pneus, mas custam 300€... Não compro porque o carro só custou 500 ou 700 ou... e isso é metade do valor".

Compra sem medo, vais ver que não tens arrependimentos

*

Offline Veríssimo

• Nivista Júnior
  • **
  • 33
  • +1/-0
« Responder #5 em: 06 de Janeiro de 2017, 19:30:25 »
Eu não pertenço a esse tipo de pessoas. :) Quero um Lada pois é simples, pequeno e porque existem peças bastante em conta. É o ideal para o que quero! A manutenção é imprescindivel para qualquer máqui a. Sou mecânico (embora não esteja a exercer actualmente) e sei da importância dela.

Se alguém precisar de ajuda, seja mecânica, eletricidade ou qualquer outra coisa, podem contar comigo. Não venho aqui só para pesquisar um carro e comprar. Estou disponível para vos ajudar no que precisarem.

Cumprimentos

*

Offline Edgar Domingues

• Nivista
  • 142
  • +7/-0
  • Distrito: Leiria
« Responder #6 em: 06 de Janeiro de 2017, 21:47:49 »
Caro Veríssimo,
Se comprares compra a gasolina.
Caso contrario estarás a comprar um peugeot...😂
E se for a gasolina, opta por um puro, ou seja o 1.6. Tem apenas em atenção que esteja bom de motor e a chapa não esteja muito podre.
Depois gastas uns trocos e restauras á tua maneira.
No fim ficas com um niva que vai valer algo no mercado de clássicos daqui a uns anitos.
O 1.7 é mais recente mas jamais será um clássico relembrado.

E eu tenho um 1.7i...
Mazda MX-5 1.6 - 1997; Porsche Boxster 2.7  - 2000
Audi TT 2.0 - 2007 (actualmente) Niva 1.7 - 1997 (actualmente)
VW carocha 1.2 - 1961 (em fase de restauro)

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 607
  • +27/-1
« Responder #7 em: 07 de Janeiro de 2017, 01:40:46 »
Obrigado amigos!
Vou optar por um a gasolina pois vai andar pouco (apenas ao fim-de-semana) e a manutenção será mais em conta a longo prazo. (penso eu).
Amigo Bernardo, disse que o Diesel é mais fiável mas, quais são os problemas das versões a gasolina? Dão problemas conhecidos?

Muito obrigado pela recepção e, já ando a investigar o fórum! :)

Cumprimentos

Davide Veríssimo

Os carros a gasolina, têm alguma electrónica, mais concretamente, os 1.7i, o motor é o mesmo dos 1600, mas têm essa "muleta" que lhes dá mais pujança. De resto é tudo igual.

Mas quem te pode ajudar nesses esclarecimentos com maior exactidão é o nosso amigo Pedro de Lopes da PESODI, que em tempos foi um concessionário da Lada, e que conhece como poucos estes carros. Ele é uma verdadeira enciclopédia nivista com pernas e 100% acessível. O número dele é o 911503972. Procura ligar durante a semana, e ele, podendo, atende. Neste momento está vocacionado para a assistência a sinistros, mas nunca perdeu de vista as origens :)

Abraço

*

Offline king

• Nivista Júnior
  • **
  • 36
  • +0/-0
  • Viatura: Não tenho
  • Distrito: Porto
« Responder #8 em: 07 de Janeiro de 2017, 11:14:18 »
Boas.
Só para meter lenha na fogueira, venho mandar o meu bitaite...
Esquecendo o diesel, entre o 1.6 e o 1.7, prefiro o ultimo. Entre estes há várias versões mas resumidamente, tens o 1.6 com os seus variados carburadores e tens o 1.7 monoponto (que na pratica tem um carburador electrónico) e o 1.7 multiponto ( o mais recente, com um injector por cilindro.

A meu ver, no meio é que está o equilibrio. A centralina do 1.7 monoponto é simples, funciona apenas com meia duzia de parametros/sondas, pelo que se adapta mto bem a qualquer situação q lhe apresentem. ~Inversamente ao carburador que desafina c o andamento, ela "afina" com o andamamento.

De resto, na mecânica dos dois, quase tudo é semelhante (excepto sistema de gasolina, e ignição das velas por ex) e o consumo.
Quem tem o 1.6 vai-te dizer q aquilo facilmente gasta 14 ou 15 l/100km mas que em estrada e com uma condução mais cuidada desce abaixo dos 10...
No 1.7 monoponto (o que eu tinha) gastava 11 l/100km fosse estrada ou monte.. era aquilo e era mto dificil sair dali.
Nestes motores esquece as gasolinas enriquecidas, super98 ou porras com muitas octanas. N servem de nada. O próprio manual do Niva dizia q o carro está preparado para circular com a pior gasolina q existe o que quer dizer q tem uma taxa de compressão muito baixa... Traduzindo: Os malucos dos russos apanhavam uma bebedeira de vodka, mijavam pro depósito e o Niva andava... e Ria-se!!!   :D

Espero ter ajudado.
Dispõe!

*

Offline Veríssimo

• Nivista Júnior
  • **
  • 33
  • +1/-0
« Responder #9 em: 18 de Janeiro de 2017, 13:39:15 »
Amigos, ironia do destino! Bem perto da minha casa, numa estrada em que muito raramente tiro os olhos da estrada, hoje tive de parar e aproveitei para olhar o horizonte. (Moro por aqui há 6 meses)
A tal momento, saltou-me à vista uma nódoa negra no meio dum prado verde de ervas daninhas. Um Lada Niva preto..! Creio ser um 1.9D pois tem uma zona da traseira meio "escurecida"...

Já soube quem é o dono do terreno e, se se proporcionar, tentar resgatar aquele pobre coitado ali abandonado! Em relação ao 1.9D, a nível de eixos e suspensao, é igual ao 1.7i? É que na ladapower nao vejo nada para 1.9D...!

Desculpem mas tinha de desabafar isto convosco e pedir-vos auxilio...!

*

Offline HugoGomes

• Nivista
  • 323
  • +27/-1
« Responder #10 em: 18 de Janeiro de 2017, 18:13:13 »
vai já buscar a máquina. não penses duas vezes

*

Offline Danielfhum

• Nivista
  • 128
  • +6/-0
  • Lada Niva 1.9 td
  • Viatura: -- selecionar viatura --
  • Distrito: -- selecionar distrito --
« Responder #11 em: 18 de Janeiro de 2017, 21:35:11 »
Bem-vindo amigo!

Tu com um niva tornaste o rei da strees xd.

Se não quiseres esse niva da me o nr do senhor XD.
Nenhum Niva merece estar ao abandono ;p
Niva 4x2 1.9 td laika
By Cansados Team

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 607
  • +27/-1
« Responder #12 em: 18 de Janeiro de 2017, 21:54:45 »
Vai salvar esse Niva. Ele clama por ti. Tirando o motor. É tudo igual, está descansado. É natural que tanto na Ucrânia como em outros, aliás todos, os países de leste, não hajam peças para os 1.9D. Este modelo foi uma versão de exportação. Os carros vinham todos prontos até França, e uma vez aí era-lhes instalado o motor XUD9 da Peugeot. Depois seguiam para A própria França e para Portugal e espanha.

Apenas é difícil de arranjar peças para o sistema de refrigeração. Os radiadores só mandando fazer de raíz, tendo um modelo-base e fica caro. As tubagens creio que só se arranjam em Francye também não são propriamente baratas. Nesse aspecto, os modelos a gasolina estão a anos luz, porque há tudo e muito mais barato.

Abraço

*

Offline carlossagouveia

• Nivista
  • 163
  • +6/-0
  • Distrito: Vila Real
« Responder #13 em: 19 de Janeiro de 2017, 10:48:13 »
Antes de mais, tenho que dizer que NIVA é a zagolina.... Diesel gasto muito mas só para lavar peças e algum na caldeira do aquecimento. Posto isto, o Diesel ainda que seja uma espécie de filho bastardo, não merece ficar ao abandono....

Pensa naquele bichinho no meio da mata com os olhos molhados a pedir que o leves para casa....
Tens de salvar o NIVA. Ele chama-te e se não fores lá salva-lo, vais arrepender-te para o resto da vida.

Vais ser aquele que vai sempre contar a história daquele carro que deixaste fugir.

Compra! A comunidade NIVISTA agradece!

*

Offline Veríssimo

• Nivista Júnior
  • **
  • 33
  • +1/-0
« Responder #14 em: 19 de Janeiro de 2017, 23:56:47 »
Estou com muita vontade de o resgatar mas, tinha receio a nivel de peças, principalmente eixos e caixas...!
Estou á espera da resposta do verdadeiro dono dele para saber qual o problema dele, se tem documentos e, se mo vende!

Estava mais virado para um 1.7i mas...vamos ver!