Tipo de óleo (GL3, GL4 ou GL5) para caixa de velocidades e as outras 3 caixas

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Offline tgvale

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Sendo este um tema já debatido no antigo forum (penso eu) e devido à importância do assunto, abro este tópico para partilhar informação, isto porque eu não tenho conhecimentos para tal explicação nem conseguiria expor o assunto como o companheiro nivista JordinivaKG do Club Amigos Lada Niva:

http://foro.clubladaniva.es/t8180-cambio-de-valvulina-trucos-y-tema-importante

Conclusões (de acordo com JordinivaKG):

1ª parte
    Óleo para caixa de velocidades: ZC-90 (API GL-3) SAE 90
    Óleo para caixa de transferências e os 2 diferenciais: pode ser um GL-4

2ª parte
    Lada Niva de 5 velocidades - quantidade de óleo é de 2 Litros, sendo que o tampão para introduzir o óleo não é aquele que está visível, mas sim um outro de difícil acesso que fica do lado do co-piloto, pois uma menor quantidade de óleo não vai cobrir os "carretos" da 5ª velocidade
     
abraços

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Offline Edgar Domingues

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Re: Tipo de óleo (GL3, GL4 ou GL5) para caixa de velocidades e as outras 3 caixas
« Responder #1 em: 14 de Abril de 2016, 13:19:46 »
Fiz uma revisão completa á minha Niva 1.7i de 1997, segui o que o manual da mesma indica.
Caixa de Velocidades GL5 75w90
Valvulina Diferenciais GL5 75w90
Valvulina Caixa de transferência GL5 75w90
Valvulina Caixa de direcção GL5 75w90

Na caixa de velocidades, acabei por atestar por cima para os 2l, para lubrificação da quinta velocidade.

Do que li é que não se deve utilizar gl4 em caixas muito antigas que tenham pecas de cor acobreada.

Como a minha é de 97, e de acordo com o manual leva tudo o mesmo. Gl5
Mazda MX-5 1.6 - 1997; Porsche Boxster 2.7  - 2000
Audi TT 2.0 - 2007 (actualmente) Niva 1.7 - 1997 (actualmente)
VW carocha 1.2 - 1961 (em fase de restauro)

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Offline tgvale

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Re: Tipo de óleo (GL3, GL4 ou GL5) para caixa de velocidades e as outras 3 caixas
« Responder #2 em: 16 de Abril de 2016, 21:08:06 »
Pelo que tenho lido é o GL 5 que desfaz os sincronizadores de cobre por ser um óleo mais recente. As caixas modernas já não têm nada desses cobres e o GL 5 será o melhor... Acho que quando construiram as caixas nos Nivas, foram feitas para levar do GL 3, sendo este o mais indicado. O GL 4 não é o mais aconselhável, mas não é tão prejudicial como o GL 5.

Relativamente ao que está no manual, segundo  JordinivaKG:
"Si a eso,le sumamos que algunos manuales de Lada, pone " use aceite API GL-5" ( cuando en realidad, es una mala traducion del manual ruso, y además tenemos compañeros a nivel iberico que han roto el cambio por poner la GL-5)..situacion complicada de resolver."

Em relação ao modelo do Niva o que ele diz é o seguinte: "Nuestros cambios de marchas ( me refiero a los del niva) llevan los sincros de este material ( bronce/latón), los M, no lo sé, pero los 1600 y 1700, son así. Esto, hasta hace unos años, no era ningun problema,pero con las actuales normativas de valvulinas API Gl-4 y API GL-5......llegaron los problemas.."

Quanto ao encontrar valvulina GL 3, tal como tudo no Niva, não é fácil encontrar por cá (a não ser algum sítio com material para carros antigos). É normal.... ::)

Nota: não sou especialista do assunto!

abraços

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Offline Edgar Domingues

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Re: Tipo de óleo (GL3, GL4 ou GL5) para caixa de velocidades e as outras 3 caixas
« Responder #3 em: 17 de Abril de 2016, 00:48:14 »
Êh pá se assim é amanhã vou já tirar a valculina gl5 que coloquei.
Mazda MX-5 1.6 - 1997; Porsche Boxster 2.7  - 2000
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