Mangueiras do Radiador Niva 1.9D

• 3 Respostas
  • 689 Visualizações

*

Offline jobor

• Nivista Novato
  • *
  • 5
  • +0/-0
  • Viatura: Lada Niva 1.9D
  • Distrito: Setúbal
Mangueiras do Radiador Niva 1.9D
« em: 24 de Janeiro de 2016, 15:05:48 »
Olá a todos.
Adquiri recentemente um Niva 1.9D.
É fantástico e estou muito entusiasmado com ele!!!
Estou de volta de algum restauro, nomeadamente do radiador.
Os tubos não estão rotos mas esperava ser capaz de os substituir.
Estão ressequidos...
Estou a ter muita dificuldade em encontrar os ditos tubos. Tudo o que encontro é para os 1.6 e 1.7.
Lada Niva 21215 1.9D é sempre o modelo que não encontro peças...

Alguém me consegue dar umas dicas??
Estou em desespero

Abraços Nivistas

João

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
  • Depois de um Niva... SÓ OUTRO NIVA!!
Re: Mangueiras do Radiador Niva 1.9D
« Responder #1 em: 25 de Janeiro de 2016, 17:56:35 »
Boa tarde João

As tubagens do 1.9D são diferentes dos restantes pois foram feitas especificamente para esse modelo. A dificuldade em arranjar deve-se ao facto de terem sido feitas pelo importador francês que na década de 90 montou os motores XUD9 nos nivas, e os vendeu para a europa do sul (Espanha e portugal). Ou seja, não sendo material especifico Niva, não tiveram continuação na sua produção depois de ter sido descontinuada a montagem dos motores XUD9, pelo que é extremamente dificil encontrá-los. Tenta no pessoal que tenha Nivas às peças, pode ser que tenham alguns tubos em melhor condições que os teus ou podes tentar mandar fazer numa casa de borrachas ou qualquer coisa do género (mas possivelmente ficarão caríssimos, ou então não tos farão por não lhes compensar). Se conseguires de alguma maneira arranjar essas tubagens, seja de que forma fôr, posta aqui. Pois esse é um dos problemas mais dificeis que a malta dos Nivas a gasóleo tem.

Boa sorte!
... Só à estaLADA!

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 608
  • +27/-1
  • Distrito: Lisboa
« Responder #2 em: 25 de Janeiro de 2016, 21:24:47 »
Boa noite,

Caro nivista, antes de mais muito bem-vindo a esta comunidade e boa sorte com o carro. Depois pedia que com alguma brevidade fosse feita a respectiva apresentação no tópico respectivo, de modo a todos os membros deste fórum terem conhecimento. A apresentação é um tópico, diria mesmo, de carácter obrigatório e consideramos que faz todo o sentido, seja num fórum, num clube, ou noutra plataforma similar.

Relativamente às tubagens, estamos a evidenciar algumas diligências junto de uma empresa que comercializa borrachas e tubos de modo a ver a possibilidade de se fabricarem os tubos do sistema de refrigeração dos carros a diesel. Inquiri a empresa há cerca de duas semanas que me disseram que ainda estão a aguardar o orçamento da fábrica. Todavia posso adiantar que serão fabricados em silicone preto. Não sendo borracha, é também de boa qualidade.

O fabrico destes tubos em borracha acarretaria enormes custos de produção e só seria viável se fossem feitas grandes quantidades, ficando a empresa com o ónus de toda a despesa, sem previsibilidade de efectuar as vendas que justificassem essa opção. Em silicone é mais barato, permite o fabrico de unidades em menor número e foi-me garantido que serão de boa qualidade como acima referi.

Obrigado
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2016, 21:26:28 por BernardoS »

*

Offline jobor

• Nivista Novato
  • *
  • 5
  • +0/-0
« Responder #3 em: 28 de Janeiro de 2016, 22:31:46 »

Muito obrigado pelas vossas respostas.

Essa produção em silicone seria fantástica.

Entretanto encontrei estes tipos http://www.madein4x4.fr/  que vendem os tubos para o 1.9D.
São um pouco caros mas são os modelos exactos.Vou partilhar a informação.

Obrigado

João