DB do Bill - NIVA 1.8TD ahlidap

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Offline ahlidap

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DB do Bill - NIVA 1.8TD ahlidap
« em: 14 de Dezembro de 2015, 11:55:18 »
Boas!

Tenho andado desaparecido (quase 100%) desde há uns tempos (ainda no antigo fórum), mas vou ver se volto à atividade!

O bem conhecido (de alguns) Bill esteve quase um ano parado para manutenção.
Como sabem, foi veículo diário desde que o comprei, e foi, durante os tempos da universidade, um dos mais bem mantidos NIVAs daqui  :P quem o conhece sabe disso!

Durante o passado ano foi alvo de uma manutenção mais profunda, desde casquilhos dos triângulos, pintura, mudança de tablier, e coisas por aí, pois também merecia!


Contudo um dos problemas do meu NIVA, sempre foi (e continua a ser) travagem!
É nesse campo que gostaria de pedir a vossa ajuda, e faço-o aqui dado não haver um tópico específico na Oficina Nivista sobre travagem (o que é estranho).


Basicamente:
Tenho o pedal de travões super duro, e trava muito mal. A menos que pise a sério no pedal.

Vou começar por dizer o que já fiz | tem:

  • Polies e maxilas traseiras novas
  • Bombitos novos a trás
  • Pinças da frente revisionadas com borrachas novas e tudo limpo
  • Pastilhas da frente novas
  • Tubos de borracha para a frente todos novos
  • Bomba do servo freio com vedantes novos (o pedal não vai abaixo lentamente)
  • Servo Freio NOVO e afinado segundo o manual
  • A bomba de vacuo, faz vacuo. O suficiente para "prender" o dedo no tubo
  • Medição de vacuo com vacuómetro supostamente ok (mais tarde coloco aqui o valor que deu)
  • Travão de mão afinado


Porque raio tenho este sintoma??
Tenho mais uma ou duas coisas, mas queria ouvir primeiro a vossa opinião, sff, para não ser influenciador.

Por vezes dá ideia que a primeira travagem é mais eficiente que a 2ª (se retirar o pé do travão e colocar outra vez de seguida), apontando para pouco vácuo? Mas não era suposto um servo freio aguentar 2 ou 3 travagens?
Mandei vir um novo, mas não adiantou de nada.


O famoso teste de dar 2 ou 3 bombadas no pedal com o carro desligado e depois colocar a trabalhar, em que o pé depois tem de ir abaixo, falhou! O que denota teoricamente falha no servo freio, mas com um novo.... estará estragado??


Está-me a dar a volta aos miolos...



Cumps,
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Offline tgvale

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Re: DB do Bill - NIVA 1.8TD ahlidap
« Responder #1 em: 14 de Dezembro de 2015, 12:37:42 »
Olá

Não sendo eu muito entendido no assunto, mas verifica tubos, ou melhor, alguma perfuração(?) em tubos ou na ligação...neste caso poderá ser entupido(?) - acho que não é muito normal, mas poderá ter entrado sujidade no reservatório do óleo...não sei, é uma ideia.

boa sorte com  isso

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Offline Vasco Neves

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Re: DB do Bill - NIVA 1.8TD ahlidap
« Responder #2 em: 14 de Dezembro de 2015, 12:40:48 »
Bom dia.
Quando colocas o pé no travão (com o carro em funcionamento), o pedal vai perdendo pressão ou mantêm sempre no mesmo lugar?. Já purgaste os tubos?
Abraço,
Vasco

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Offline ahlidap

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Re: DB do Bill - NIVA 1.8TD ahlidap
« Responder #3 em: 14 de Dezembro de 2015, 14:05:31 »
Viva pessoal!

como as tubagens de borracha da frente e servo freio foram substituídos, e as pinças revisionadas, está tudo purgadinho duma ponta à outra.


@Vasco Neves,
O pedal mantém-se no mesmo lugar.


Só ainda não vi uma coisa, que leva aos mesmos sintomas, que é o tubo entre a bomba de vácuo e o servo freio (ainda por cima o mais fácil e mais barato lol).
Também li que nos vitaras quando têm este sintoma, normalmente é a bomba repartidora de travagem que fica lá trás, mas normalmente aliado a uma roda bloqueada, o que não acontece no meu NIVA.


Vou tentar ver isso do tubo de vácuo em breve..



Cumps
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Offline Vasco Neves

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Re: DB do Bill - NIVA 1.8TD ahlidap
« Responder #4 em: 14 de Dezembro de 2015, 15:06:57 »
Dá notícias!
Abraço e boa sorte.

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Offline Luis Santos

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Re: DB do Bill - NIVA 1.8TD ahlidap
« Responder #5 em: 14 de Dezembro de 2015, 18:54:08 »
É com muito gosto que te vejo de regresso às lides Nivistas ahlidap! Pelos mesmos sintomas, mudei a bomba do servofreio no meu, e ficou impecável. Agora tenho de ter cuidado para não bater com a cabeça no volante quando travo  :P

Se a bomba é nova, era suposto depois de purgado, ficar tudo a bombar. É tentares verificar qse não haverá mesmo ar a entrar por lado nenhum, ou então, para despistares a possibilidade de o servofreio novo ter vindo estragado (o que me parece dificil), era tentares junto do pessoal perto de ti e que tenha Nivas a travar convenientemente, experimentares um dos seus servofreios (o que é trabalhoso e implica a boa vontade e camaradagem Nivista).

De resto, pelo que me parece está tudo montado e purgado. Não vejo qual o motivo dessa chatice.

Abraço e boa sorte! Quando tiveres esse problema debelado, posta aqui ok?
... Só à estaLADA!

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Offline BernardoS

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Re: DB do Bill - NIVA 1.8TD ahlidap
« Responder #6 em: 14 de Dezembro de 2015, 23:29:54 »
Meu caro ahlidap, com o teu regresso, muito tem este fórum a ganhar. O que interessa é o futuro deste projecto e o que está por vir, e o enorme potencial para crescer que isto tem.

Vais ao encontro de Fevereiro ??

Grande abraço.

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Offline ahlidap

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Re: DB do Bill - NIVA 1.8TD ahlidap
« Responder #7 em: 17 de Dezembro de 2015, 13:41:40 »
Viva,

antes de mais e respondendo ao Bernardo, não devo ir.
Efetuei votação e tudo, mas Fevereiro é um mês que por norma já tenho os fins de semana bem ocupados por diversos motivos.


Em relação à travagem, embora  existisse vacuo no circuito, também existia um buraco na membrana da bomba de vácuo!
Aquilo é manhoso de desmontar, e "não dá" para descravar e substituir a membrana por algo parecido, então tentei reparar e está a secar.
Vamos lá ver como fica.

Também parece estar em falta um vedante que fará a vedação entre fazer vácuo do lado do ServoFreio e expelir o ar para o exterior em cada ciclo da bomba.

Bem, vamos la ver como fica, devo montar tudo no sábado.



Cumps
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Offline Luis Santos

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Re: DB do Bill - NIVA 1.8TD ahlidap
« Responder #8 em: 17 de Dezembro de 2015, 18:24:13 »
Pelo menos diagnostico já tens, esperemos que a "cirurgia" tenha corrido bem.

Boa sorte!
... Só à estaLADA!

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Offline BernardoS

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Re: DB do Bill - NIVA 1.8TD ahlidap
« Responder #9 em: 17 de Dezembro de 2015, 18:31:30 »
O.k.

Desculpem lá o off topic. Pode ser que o próximo encontro seja lá mais para Maio, altura em que o tempo até está melhor. Escolhemos Fevereiro porque fará um ano desde o último que se realizou na Figueira da Foz, mais coisa, menos coisa.

Abraço

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Offline ahlidap

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Re: DB do Bill - NIVA 1.8TD ahlidap
« Responder #10 em: 20 de Dezembro de 2015, 10:26:17 »
Boas,

a cirurgia à bomba de vácuo correu muito bem!
Com 99% de certeza digo que desde que o comprei aquilo nunca esteve bom.


Agora com um servo freio novo, e uma bomba que faz vácuo em condições, nota-se o desgasta na bomba principal de travões :(
Parece que os vedantes novos não resolveram, e agora com a assistência do vácuo tenho de retificar o que disse:

Não, o pedal não se mantem no mesmo sítio... lol
Já está bomba nova encomendada, que até 14 de Janeiro tem IPO.




Cumps
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