Sou mas não tenho, mas estou quase a ter...

• 7 Respostas
  • 769 Visualizações

*

Offline fmout

• Nivista Novato
  • *
  • 3
  • +0/-0
  • Viatura: Não tenho
  • Distrito: Porto
Sou mas não tenho, mas estou quase a ter...
« em: 07 de Dezembro de 2015, 22:41:02 »
Olá a todos!

Sou o Fábio, do Porto e um admirador dos Nivas ... Não só pelo que é mas por aquilo que significa.
Finalmente encontrei um que me agrada, trata-se de um 1600cc de 1990.
Vou fazer-lhe uma ultima visita e penso que até ao final de semana fecho o negócio.

Tenciono usá-lo como carro do dia-a-dia ... e acho que pode ser uma boa opção depois de lhe fazer uma revisão.

Gosto particularmente do design destes anos, mas não sei se deverei ter alguma coisa em especial atenção. Gostava que me ajudassem.

Depois de o ter comigo faço questão de colocar aqui algumas fotos!

Cumprimentos a todos!!  .....   e desejem-me sorte!

Fábio

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 607
  • +27/-1
  • Viatura: Lada Niva 1.9D
  • Distrito: Lisboa
Re: Sou mas não tenho, mas estou quase a ter...
« Responder #1 em: 08 de Dezembro de 2015, 01:11:47 »
Boa noite Fábio,

Bem vindo ao nosso fórum. Ao fazeres o teu registo e agora teres-te apresentado, que é o que todo o nivista que se preze deve fazer, passas a fazer parte desta grande família, desta grande comunidade que tem em comum a paixão pelos Nivas.

Somos um grupo pequeno, mas activo e procuramos levar por diante as nossas iniciativas, assim haja boa vontade de todos.

Queremos e desejamos que passes agora a ser um membro activo e participativo, pois só assim também te poderemos ajudar no que precisares.

Fábio, é possível usar o Niva para uso diário, aliás, aqui em Lisboa, o HugoGomes fá-lo diariamente. Faz todos os dias cerca de 60 kms. Embora isso seja possível, conta com uma condução exigente. O Niva é pequeno, mas engana. Não tem direcção assistida, não tem ABS e não tem airbags. O que compensa é que tem uma suspensão bastante confortável, entre outras coisas.

É absolutamente imprescindível fazer-lhe uma boa revisão. Por isso prepara-te para gastares aí uns euros.

Quando o fores ver, pergunta ao dono porque o está a vender, pergunta se tem os impostos todos em dia, se lhe fez as revisões todas a tempo e horas, se à matrícula não está associada nenhum problema, etc. É ainda vital experimentar conduzir, fazer um test drive. Ouvir o motor é muito importante. Os Nivas a diesel, sejam eles 1600 ou 1700 devem ter um trabalhar suave e constante. Ver se o motor não tem fugas, etc.

Mas atenção, é um Lada e não um Mercedes, portanto há-de sempre haver alguma coisa que requeira mais atenção. Afinal, estamos a falar de um carro com 25 anos. Qualquer outro carro da mesma idade, também terá os seus pequenos problemas, portanto toma atenção.

No que toca à corrosão ver as zonas à volta do pára-brisas, longarinas, cavas das rodas da frente ao pé das portad, eles apodrecem muito aí, porta da mala, etc. O Niva não tem chassis, é monobloco, por isso não é preciso ter isso em conta.

Acima de tudo e resumindo, ver o aspecto geral por fora, ver o aspecto interior (isso diz muito do dono) e ver e ouvir o motor a trabalhar e, claro, conduzi-lo.

Eu adoro o Niva. Tenho dois, um 1.9D e um 1.7i, o que vale nestes carros é que as peças (lá fora) são muito baratas e arranja-se tudo com facilidade, até para os 1600

Força com esse negócio e boa sorte. Estamos a torcer por ti. Se avançares com o negócio, coloca aqui imagens da máquina. Depois faz-lhe uma revisão e toca a fazer uns quilómetros com ele.

Em Fevereiro de 2016, vamos ter o nosso encontro nacional em Figueiró dos Vinhos, na zona centro do País, para todos estarmos em pé de igualdade em termos de distância. Vai ao tópico encontros nivistas em Portugal - encontro nacional de 2016 e põe-te a par do evento. Também lá está sujeita a votação a data do encontro (à escolha, estão os quatro fins-de-semana de Fevereiro)

Contamos contigo, mas até lá, boa sorte com esse negócio

Grande abraço e mais uma vez, muito bem vindo

*

Offline fmout

• Nivista Novato
  • *
  • 3
  • +0/-0
« Responder #2 em: 08 de Dezembro de 2015, 14:31:16 »

Olá BernardoS

Desde já obrigado pela atenção...

De facto o Niva precisa não só de uma revisão mas de um pequeno restauro, sobretudo na pintura. Está com a pintura de origem e nota-se alguns pontos de ferrugem, exactamente numa das portas... de resto está bom, visualmente. Interiores cuidados com algumas marcas de uso, claro, mas nada de mais.

Esteve muitos anos parado e adormeceu sozinho numa garagem!

Pretendo usá-lo no dia-dia, mas como trabalho num estúdio criativo ao lado de casa, andarei poucos km com ele durante o dia...

A unica coisa que me preocupa é que indica 76 000km ... e depois de uma análise reparo que visualmente nem está muito desgastado. Abro o capot e aquilo tem bom aspecto e está cuidado. Mas nada como levá-lo a um mecânico para me dar o seu parecer. Certo?
Isto porque o conta km só tem 5 espaços e fiquei com medo que já tivesse dado a volta 4 vezes....

Ab.

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 607
  • +27/-1
« Responder #3 em: 08 de Dezembro de 2015, 14:49:31 »
O.k.

É pouco provável que tenha dado essas voltas todas. Esses quilómetros devem ser mesmo reais. O Niva não é carro de grandes viagens. Quanto muito deve ter dado a volta apenas uma vez, mas é bem possível que esses sejam os reais.

Ele foi o único dono até agora ou já é o 2 ou 3 ??

Olha, eu nos meus uso óleo Castrol GTX. É do melhor que existe. Eu mudava-lhe filtros, correias, velas e platinados. É o essencial e depois é andar com ele uns quilómetros e ver o que possa surgir mais. Afinal é um carro com 25 anos, por isso...

Abraço

*

Offline Vasco Neves

• Nivista Júnior
  • **
  • 80
  • +2/-0
  • Viatura: Lada Niva 1.6
« Responder #4 em: 08 de Dezembro de 2015, 23:10:57 »
olá Fábio e bemvindo.
Eu tenho um Lada Niva 1600 de 1991. Adoro-o e é o carro do meu dia a dia. Comprei-o à cerca de ano e meio e aparentemente estava tudo bem. Tinha alguns pontos de ferrugem que tratei "superficialemente" mas nada demais aparentemente. Tendo em conta que se trata de um carro com 25 anos, e tem muitos plásticos, damos o desconto e assumimos que com o tempo, tudo se resolve. Para mim, o mais imporante é não fazeres o negócio à pressa. Se for possível, leva o carro a um mecânico antes de comprar. Para teres ideia, o meu está na oficina à espera de peças (que arranjas com facilidade e são baratas), pois o "sapateiro" que mexeu no carro ainda com o antigo dono, em vez de meter juntas no carburador, colocou COLA de junta assim como nas juntas do colector. O resultado é tudo menos bom e são coisas que não se vê por fora. Além disso, as bombas de embraiagem estava desgastadas assim como a mola de retorno. Entre estas coisas, os terminais de direcção nas lonas. Tem atenção à transmissão, vê se tem "babas" de óleo nas mesmas e no motor. Os Nivas são autênticos burros do mato mas nem todos têm cuidados essenciais com os carros.

Posso perguntar o preço que ele pede?

Boa sorte com a compra e se tiveres dúvidas, apita. Há por aqui malta que percebe do assunto!!

Vasco

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
  • Depois de um Niva... SÓ OUTRO NIVA!!
  • Distrito: Setúbal
« Responder #5 em: 09 de Dezembro de 2015, 21:19:00 »
Benvindo!

Não vou acrescentar nada, pois já te deram boas luzes acerca das nossas máquinas.

Boa sorte com esse 1.6 a gasofa! São espetaculares!

Abraço!
... Só à estaLADA!

*

Offline fmout

• Nivista Novato
  • *
  • 3
  • +0/-0
« Responder #6 em: 12 de Dezembro de 2015, 00:37:04 »
Mais uma vez obrigado...

Combinei ir vê-lo mais uma vez na segunda-feira. 
Penso ser o 2º dono... o carro está cuidado embora perro!! Vamos ver ...

Está a pedir-me 800,00€. Parece-me bem. O que acham?

Vou levar um amigo mecânico para dar uma olhada e se tudo estiver nos "eixos" faço negócio.

Cumps,

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
  • Depois de um Niva... SÓ OUTRO NIVA!!
  • Distrito: Setúbal
« Responder #7 em: 13 de Dezembro de 2015, 15:13:59 »
Tudo depende do estado da máquina. Mas se estiver tudo funcional, julgo que é um preço que pode ser trabalhado, mas que não está mal.

Boa sorte!
... Só à estaLADA!