Apresentação Sofia

• 9 Respostas
  • 903 Visualizações

*

Offline SCavalheiro

• Nivista Novato
  • *
  • 1
  • +0/-0
  • Viatura: Não tenho
  • Distrito: -- selecionar distrito --
Apresentação Sofia
« em: 12 de Novembro de 2015, 00:19:22 »
Boa noite!

Não tenho nenhum Niva...mas há mais de 10 anos que me imagino a conduzir um. Chegou a altura!
  Bem sei que não será propriamente o carro mais adequado para mim, faço cerca de 100km todos os dias, não percebo nada de mecânica e os únicos caminhos off road em que me meto (por enquanto!) são em busca de sítios para acampar mas preciso de ter um! São lindos. Ao ler o fórum fico com ainda mais receio de não conseguir dar a um Niva o que ele precisa e de não sermos o par ideal. Será que alguém me pode responder a duas ou três perguntas? Talvez eu me decida...

Há alguma oficina em Lisboa, Sintra ou Mafra que vocês recomendariam como tendo malta habituada a mexer nestes meninos?

Como ando a ver para torná-lo o meu carro de dia-a-dia estou a apontar para um a GPL, alguém tem ou já teve? Alguma dica? Só tenho encontrado Nivas a gasolina transformados para GPL e sei que o consumo destes é maior mas ainda assim, ao fim do mês, a diferença na carteira para um a Diesel ainda é grande, não?

E, por último, ando a namorar este (http://olx.pt/anuncio/lada-niva-1-7i-gpl-1998-IDwvpM3.html) há algum tempo (quase há um ano), será que alguém me dá uma opinião? Está em Guimarães, não é propriamente aqui ao lado...não tenho forma de levar um mecânico e só o ir lá acima vai ser um gasto mas a mim (que não percebo nada disto mas quero muito ter um Lada!) o carro parece-me jeitoso, posso saber a vossa opinião?

Muito obrigada!
   SofiaC
(se me decidir por ele prometo que ponho fotos!:)

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 607
  • +27/-1
  • Viatura: Lada Niva 1.9D
  • Distrito: Lisboa
Re: Apresentação Sofia
« Responder #1 em: 12 de Novembro de 2015, 01:30:32 »
Boa noite,

Antes de mais damos as boas vindas a mais um membro que se junta a esta família.

Há uma oficina, que muitos de nós recomendamos vivamente e que é a SAS no Porto Alto. Quando a Lada vendeu em Portugal chegou a ser um concessionário e dos que mais Ladas vendeu. O Pedro, é uma pessoa extremamente competente, conhecedor e muito acessível. Já foram alguns os Nivas que passaram pelas suas mãos experientes. Dois deles são meus e não podia estar mais satisfeito. O contacto é: 911503972

Em termos do GPL, nunca conduzi nenhum nem conheço ninguém que tenha um com esse tipo de combustível, por isso não tenho termo de comparação, em todo o caso, o Pedro pode aqui também dar uma valiosa ajuda. Eu tenho um Niva a diesel e outro a gasolina. Os carros a diesel são um pouco mais lentos na aceleração mas acabam por alcançar boas velocidades, tendo em conta o carro que é. Os carros a gasolina, são bem mais rápidos no arranque. Em suma andam mais ou menos todos à mesma velocidade. A diferença que há, pelo menos na minha opinião, é ao arranque. Os carros a gasolina têm um trabalhar ligeiramente mais silencioso. Os consumos tem a ver com vários aspectos, boa afinação, ter os pneus adequados e a uma boa pressão, não ter o carro cheio de "cangalhada" (estribos, mata-vacas, grades de tejadilho, etc.) tudo o que possa ser peso a mais, tem implicações no consumo. Quanto mais leve o carro for, melhor para o consumo. Os carros a diesel têm a vantagem de ter uma mecânica mais fiável, mas atenção que radiadores e tubos do sistema de refrigeração não existem. É escusado procurar. Os radiadores para os carros a diesel têm de ser feitos de raíz e não são baratos. Os tubos já não se fabricam, embora estejamos a encontrar uma solução com vista à supressão dessa situação. De resto há tudo. Para os carros a gasolina há tudo também e a bons preços.

Do carro que vi, parece-me em muito bom estado. Há que ter sempre em conta que são carros que, grosso modo, ronda os 17 / 18 anos, por isso, e como qualquer outro carro, requer manutenção. Se eu estivesse interessado num a GPL, não deixaria definitivamente de ir ver esse carro. Acho que vale a pena a viagem. É vital ouvir o trabalhar do carro, experimentar, perguntar ao dono porque o está a vender, observar atentamente o motor em busca de humidades, verificar a carroçaria e eventuais pontos de corrosão, ver se tem a documentação em dia e se não há nada de ilícito pendente. Mas no geral, parece-me em muito bom estado de preservação tendo em conta os carros que por vezes se vê por aí. Muitos deles estão num estado quase irrecuperável de tantas que são as "barbaridades" que neles se fazem. Mas isto é a minha opinião pessoal. Gostos são gostos. Eu prefiro vê-los originais e isso chega e sobra para a função para a qual foram destinados.

Em todos os nivas, há que ter em conta alguma fragilidade dos componentes interiores. O que compensa é que as peças há e a preços muito baixos. Nós mandamos vir as peças de vários países: Holanda, Alemanha, Bulgária, Ucrânia, Polónia, Hungria e, claro, Federação Russa. Pagamos via paypal ou transferência bancária.

Sendo o primeiro SUV de todos, facto desconhecido da esmagadora maioria das pessoas, o Niva tem uma suspensão bastante confortável, embora haja muitos nivistas que não se dão muito bem com os bancos em concreto. Para carro de uso diário há que contar com uma condução exigente. O Niva não tem direcção assistida, não tem ABS, não tem airbags. Podemos considerar um Niva um ginásio. Por um lado engana porque muita gente vê nele um carro pequeno e porta to fácil de conduzir, mas não. Requer alguma agilidade de braços e pés, mas nada que com o tempo não se domine por completo. O Niva é um carro muito temperamental :)

Se for preciso mais alguma ajuda ou houver mais alguma questão é só dizer que cá estamos para ajudar no que soubermos e pudermos.

Já agora, vamos ter o nosso próximo encontro nacional em Fevereiro de 2016. A discussão e votação estão a decorrer no tópico próprio.

« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 01:33:00 por BernardoS »

*

Offline HugoGomes

• Nivista
  • 323
  • +27/-1
« Responder #2 em: 12 de Novembro de 2015, 08:22:00 »
Bom dia,
Isto é mesmo uma doença e parece-me que já estás contaminada.
Eu sou dos que mais km faz com o Niva diariamente cerca de 60. Posso dizer-te que numa fase inicial era bastante desconfortável mas ao fim de umas semanas entras num estado zen pois tudo é ligeiramente mais lento  carro circula a velocidades próximas dos 80 km o que faz com que tenhas tempo para absorver toda a experiência.
Quanto ás oficinas tens a SAS no Porto Alto como o Bernardo te disse e tens a Automaluba em Lisboa (embora os preços aqui sejam ligeiramente inflacionados). Ambos são conhecedores do carro.
Quanto a gasolina, GPL ou Diesel.
Os preços de aquisição são muito semelhantes, os consumos variam bastante entre gasolina e diesel (cerca de 15lt gasolina e 9 a diesel) aproximadamente.
Se puderes vai ver o carro mas tem em mente que vais sempre ter de gastar alguma coisa numa fase inicial para teres o carro a teu gosto e pronto a circular sem problemas.
Qualquer duvida não hesites em perguntar.
Queremos que também tu estejas presente no Encontro Nacional de Figueiró dos Vinhos entretanto se assim pretenderes podemos combinar com os users da zona de Lisboa uma cafezada para veres e sentires as nossas máquinas.
Abraços
HG

*

Offline ladaamarelo

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +3/-0
« Responder #3 em: 12 de Novembro de 2015, 08:46:01 »
Olá,

benvinda a este recanto de paixão nivistas!Sim,paixão,porque ter um niva é isso mesmo.
Na minha modesta opinião,qualquer forma mais racional de entender a compra de um niva é puro exercício intelectual.
Sou proprietário de um niva,com muito orgulho,é um prazer conduzir tal veículo,e apesar de ter outras hipóteses para o TT,nada me dá mais entusiasmo do que o niva!E a paixão é isso mesmo,viver o momento intensamente,mas neste meu caso uma paixão que já se prolonga ...

Sou da Malveira,e poderei apresentar-te o mecânico, da Malveira também,que habitualmente faz a manutenção ao Ladamarelo.

Cumprimentos

Hugo
Ladamarelo

*

Offline Vasco Neves

• Nivista Júnior
  • **
  • 80
  • +2/-0
  • Viatura: Lada Niva 1.6
« Responder #4 em: 12 de Novembro de 2015, 11:01:04 »
Olá Sofia!! :)
Eu tenho  um Lada à cerca de um ano, na altura tive também bastantes dúvidas e a verdade é que optei por comprar um a gasolina pelo facto de ser possível comprar qualquer peça que necessite. Os consumos são diferentes de outro carro qualquer mas a verdade é que estamos a falar de um Niva :) logo, não é um carro qualquer. A minha mulher ao ínicio não foi muito à bola com a condução e chegou a sair do carro a meio de uma viagem para trocar de lugar comigo mas é só e apenas no início. Tudo de resolve. Qualquer dúvida que tenha, pergunte aqui. Há aqui malta com muita experiência e bom gosto!! ;)

Um abraço e boa sorte!!
Vasco

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
  • Depois de um Niva... SÓ OUTRO NIVA!!
  • Distrito: Setúbal
« Responder #5 em: 12 de Novembro de 2015, 17:31:49 »
Benvinda ao nosso canto Sofia

No meu caso, foi a minha esposa que me pôs com Nivite e é ela que anda a maioria das vezes com o Niva. Portanto, ela é tão nivista ou mais que eu.

Não haverá muito mais a dizer pois já te deram as dicas possíveis nas respostas anteriores. O Niva que apresentas parece em boas condições, mas como qualquer carro, merece uma observação mais atenta para aferir possíveis problemas. Mas estás tramada... já tens Nivite sem sequer teres um Niva. :D És um caso perdido ;D

Boa sorte e venha de lá essa máquina Russa!
... Só à estaLADA!

*

Offline Hotrodder

• Nivista Novato
  • *
  • 4
  • +0/-0
  • Viatura: Não tenho
« Responder #6 em: 16 de Novembro de 2015, 19:18:50 »
Boa tarde Sofia,
vou tentar deixar uma opinião o mais isenta possível. já não tenho Niva, mas sou um dos velhos do Restelo do grupo, do tempo do NIva no Sapo.
O Niva é um carro espetacular, é quase uma filosofia de vida.
Se fazes 100Km por dia e pensas fazê-lo de Niva eu desaconselho a compra, pelo menos como 1º carro.

Não é que o Niva não aguente, aguenta bem, mas como já te disseram, são lentos, desconfortáveis (ou pouco confortáveis atendendo aos padrões actuais) têm uma direcção pesada (eu também sou de lIsboa) e são antigos, com todos os contras que isso traz (possivelmente não foi bem mantido, as peças são de fraca qualidade e deve precisar de trocar uma série delas que se calhar ainda não foram trocadas)
Eu utilizava o meu para fazer Lisboa- Castelo Branco aos fins de semana, nunca fiquei no caminho, mas sou pastelão a conduzir (a última viagem que fiz demorei 8 horas com paragem para almoçar e confraternizar em Oleiros)
Como prós:
É pequenino, cabe em qualquer buraco, consome pouco ( o meu era a gasóleo a melhor média foi de 6 litros e nunca fez mais que 8), tem todas ou quase todas as peças disponíveis e baratas.
Entre gasolina e gasóleo, apesar de nunca ter tido um Niva a gasolina, mas já tive outras marcas, sem dúvida iria para o gasóleo.

Espero ter baralhado um pouco
Luís Guerreiro

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
  • Depois de um Niva... SÓ OUTRO NIVA!!
  • Distrito: Setúbal
« Responder #7 em: 17 de Novembro de 2015, 18:43:35 »
Resumindo, para se ter, é preciso gostar-se e colocar em segundo plano os seus defeitos, que só por si já definem a individualidade do Niva. O Hotrodder explicou bem: "O Niva é quase uma filosofia de vida".

Gasolina Vs Gasoleo? Gasoleo sem duvida! GPL julgo que também é muito económico, mas a sua instalação nunca é menos de 1200/1500 €uros. Só se arranjares já um com o sistema instalado.

Não te vou desaconselhar a compra por causa dos 100 Km's por dia, mas aconselho-te sim a teres pneus de estrada  :P. Sempre te dão mais 10 Km/hora e poupas um bocadinho nos consumos.

Boa sorte!
... Só à estaLADA!

*

Offline Vasco Neves

• Nivista Júnior
  • **
  • 80
  • +2/-0
  • Viatura: Lada Niva 1.6
« Responder #8 em: 04 de Dezembro de 2015, 16:06:03 »
Entre o Niva GAsóleo e Gasolina, há outro ponto a ter em consideração. Algumas peças para a versão gasóleo já não se fabricam. Não é dramático mas tenha isso em consideração. Se por ventura encontrar um Lada que não esteja a rodar por alguma razão, certifique-se de que as peças em falta, existem ou no mínimo, que consegue arranjar.

*

Offline Hugo Domingues

• Nivista
  • 113
  • +5/-0
  • Distrito: Porto
« Responder #9 em: 05 de Dezembro de 2015, 19:58:28 »
Ola sofia,

Sou do porto e estou ca ate dia 12 se quiseres ir ver o lada a guimaraes ou aqui na zona posso ir contigo.
Querer e poder e errar e humano, boa sorte.
Hugo