Como remover ferrugem?

• 9 Respostas
  • 992 Visualizações

*

Offline Fox

• Nivista Júnior
  • **
  • 31
  • +1/-0
  • Viatura: Lada Niva 1.9D
  • Distrito: Leiria
Como remover ferrugem?
« em: 21 de Outubro de 2015, 10:08:34 »
Olá a todos, decidi criar este tópico para partilhar-mos qual a melhor maneira, de resolver um problema comum a todos os Nivas... ferrugem!
Como é que lidam com a ferrugem nos vossos Nivas, quais os métodos e produtos que usam?
Se algum Nivista Veterano tiver algum tutorial, sobre como lidar com a ferrugem que partilhe sff.

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 607
  • +27/-1
  • Distrito: Lisboa
Re: Como remover ferrugem?
« Responder #1 em: 22 de Outubro de 2015, 19:06:53 »
O tratamento mais imediato, até ir ao bate chapas, é por um pouco de silicone por cima, isto se a ferrugem for superficial, por exemplo na carroçaria. Apenas para isolar da água e impedir que piore. Foi isso que o Luís fez no carro dele provisoriamente.

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
  • Depois de um Niva... SÓ OUTRO NIVA!!
  • Distrito: Setúbal
« Responder #2 em: 22 de Outubro de 2015, 19:09:20 »
Olá Fox

O tratamento da ferrugem depende da gravidade dos pontos de ferrugem. Poderá passar pelo lixar, passar betume e repintar (áreas pequenas(, ou então dar uma geral e aí ou se desembolsa bem, ou então tens as condições e a disponibilidade para tratares tu das mesmas.

Mas tira uma foto dos pontos de ferrugem que queres tratar. O pessoal poderá opinar e dar-te uma ajuda.

Abraço
... Só à estaLADA!

*

Skapula

• Visitante
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2015, 12:21:04 »

*

Offline tgvale

• Nivista
  • 123
  • +11/-0
« Responder #4 em: 15 de Novembro de 2015, 20:48:16 »
olá

Para pequenas situações de ferrugem, eu conheço dois tipos de produtos. Um deles é esse da imagem:

comprei no MaxMat, também há no Aki...
"Transforma a ferrugem numa capa preta, que pode ser pintada"

Há pouco tempo encontrei um outro produto que comprei no Bricor (não encontrei imagem, posso tirar foto se quiserem), que remove a ferrugem em 5 minutos, sem necessidade de lixar nada. Já utilizei, parece-me bom!

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
  • Depois de um Niva... SÓ OUTRO NIVA!!
  • Distrito: Setúbal
« Responder #5 em: 16 de Novembro de 2015, 17:09:04 »
Sem ter que lixar?!? Parece-me bem. Tenho que experimentar.
... Só à estaLADA!

*

Offline tgvale

• Nivista
  • 123
  • +11/-0
« Responder #6 em: 16 de Novembro de 2015, 21:28:12 »
Logo que possível, tiro foto e coloco aqui. Comprei no Bricor de Badajoz, concerteza haverá por cá também...

*

Offline tgvale

• Nivista
  • 123
  • +11/-0
« Responder #7 em: 18 de Novembro de 2015, 20:38:49 »

É este o produto que remove ferrugem em 5 minutos. Se houver muita, terá que se passar mais vezes.. :-\

Mesmo assim é bem bom...

*

Offline Vasco Neves

• Nivista Júnior
  • **
  • 80
  • +2/-0
  • Viatura: Lada Niva 1.6
  • Distrito: Lisboa
« Responder #8 em: 01 de Dezembro de 2015, 22:45:41 »
Já tentei encontrar o produto mas sem sucesso. Alguém conhece um sítio onde encontrar?

*

Offline king

• Nivista Júnior
  • **
  • 36
  • +0/-0
  • Viatura: Não tenho
  • Distrito: Porto
« Responder #9 em: 05 de Janeiro de 2017, 11:51:13 »
MAlta, antes de mais é preciso não esquecer que o NIVA traz a ferrugem na própria chapa. É um extra mas não se paga mais por isso.

O combate à ferrugem é uma prioridade num NIVA, sobretudo aquela que não se vê.

Quando tinha o meu Niva, usava 2 produtos com bons resultados (dentro do possível). Um era o Desox da Titan ( o liquido alaranjado que já alguem falou mais atrás). é optimo para mergulhar la peças dentro, a ferrugem vai toda embora. Deixa um acabamento semelhante ao galvanizado. é um ácido extremamente forte, por isso cuidado, usem protecções.
A seguir há que aplicar um primário para proteger a chapa (antes de pintar).
Mas como a ferrugem no Niva surge de dentro pra fora, aparece o 2º produto q usava que também aqui foi referido.
O conversor de ferrugem ataca a ferrugem existente e converte-a noutro material de forma que se pode pintar por cima, e o processo de oxidação é interrompido (em teoria pq como o niva tem mta ferrugem de reserva no meio da chapa de origem.. bom...)

Chamo a atenção para os "cancros" do Niva. e que criam ferrugem que pode afectar o niva estruturalmente.
Em toda a volta do para brisas; nas juntas abaixo do para brisas; nos falsos das rodas da frente; toda a parte inferior do niva, seja por dentro ou por fora do carro.
Percam o amor à pintura e usem um ponteiro para sondar essas zonas (ou outra técnica). No meu caso, só descobri que tinha o pilar lateral do parabrisas todo podre, depois do acidente. Felizmente, a coisa correu pelo melhor...

Abraço