Apresentação do meu Lada Niva 1.7i

• 20 Respostas
  • 1957 Visualizações

*

Offline Dias Pinto

• Nivista Novato
  • *
  • 16
  • +1/-0
  • Viatura: Lada Niva 1.7
  • Distrito: Coimbra
Apresentação do meu Lada Niva 1.7i
« em: 10 de Outubro de 2015, 17:16:55 »
Olá, o meu nome é Dias Pinto, recentemente adquiri um Lada Niva 1.7i de 1997.
Ainda só lhe fiz 50 km desde que o comprei, pois estou com um problema: A viatura tem montados pneus 185/75 16, todos da marca Sava, só que um deles rebentou e montaram-lhe o suplente... ainda de marca russa. Só que no livrete indica 175R16.
Agora não sei que faça, montar dois novos iguais 185 ou encontrar 4 175R16, para não ter problemas na inspeção

Noto também um cheiro a gasolina assim como o ar quente proveniente do motor que entra no habitáculo, são as únicas coisas que tenho a apontar, de resto está com bom aspeto, com poucos kilometros.

« Última modificação: 16 de Dezembro de 2015, 22:25:54 por Dias Pinto »

*

Offline tgvale

• Nivista
  • 123
  • +11/-0
Re: Apresentação do meu Lada Niva 1.7i
« Responder #1 em: 10 de Outubro de 2015, 18:01:08 »
Bem vindo!

Parece com muito bom aspecto... boa sorte com ele!

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
  • Depois de um Niva... SÓ OUTRO NIVA!!
  • Viatura: Lada Niva 1.9D
  • Distrito: Setúbal
« Responder #2 em: 10 de Outubro de 2015, 18:19:27 »
Bem-vindo Dias!

Julgo que a única opção viavel para não teres problemas na inspecção é a de comprares pneus de tamanho regular, ou seja, nas medidas averbadas no livrete. Podes tentar colocar outra medida e averbares, mas isso é uma dor de cabeça que não te encorajo a procurares  :P.

Vistas as coisas, ficas com o carro legal e poderás sempre quando tiveres "tempo" investires noutras jantes/pneus ao teu gosto e montares. Quando fores à inspecção, colocas os de medida original.

Relativamente ao cheiro a gasolina, também o 1.7 que tive, fazia a mesma coisa mesmo tendo mudado a bomba da gasolina. Foi uma coisa que nunca cheguei a perceber. Pode ser que alguem aqui do forum te saiba dizer.

O ar quente que te entra no carro, é feitio... lolol. Muitos Nivas acabam por ter esse problema. Primeiro poderás ter a torneira da sofagem estragada e a entrada de ar quente sempre aberta. Por outro lado, poderás ter o flap da entrada de ar (peça metálica, uma espécie de boca, que se encontra por baixo da entrada de ar por cima do motor. Abres o capot, tiras a rede plástica e vais conseguir ver) de tal forma ferrugenta que poderás não a conseguir fechar pelos mecanismos normais (manipulos do interior) entrando sempre ar.

No meu caso, o que fiz foi trocar a torneira da sofagem (vai ao meu diario de bordo, está lá a mudança da torneira) e selei a entrada de ar (podes comprar a unidade da sofagem por à volta de 100 € + portes no estrangeiro). Assim quando está frio, está frio e quando está calor, está calor. Se bem que nunca te escapas de um quentinho ao fim de uns kilometrozinhos.

Abraço!
« Última modificação: 10 de Outubro de 2015, 18:21:07 por Luis Santos »
... Só à estaLADA!

*

Offline wifi

• Nivista Júnior
  • **
  • 30
  • +2/-1
« Responder #3 em: 11 de Outubro de 2015, 09:19:59 »
Boas,
De 1997, já deves ter injecção multiponto.

O cheiro a gasolina costuma ser devido a um tubo de respiro que está junto do tudo de enchimento do depósito.
No sistema de injecção de gasolina, o depósito fica ligeiramente pressurizado. Se o tal tubo estiver estalado, os vapores de pressão vão sair por aí.
O odor é mais intenso quando se vai sentado no banco traseiro, do lado oposto ao condutor (local onde está o bocal de enchimento do depósito).

Não é fácil encontrar a medida 175R16, mas há ainda algumas marcas que comercializam essas medida. A Fedima (Recauchutagem 31) é uma delas.

*

Offline Dias Pinto

• Nivista Novato
  • *
  • 16
  • +1/-0
« Responder #4 em: 11 de Outubro de 2015, 11:29:27 »
Bom dia a todos os Nivistas, e em particular aos que ja me partilharam alguma informação.
Neste gosto pelos Nivas, considero-me completamente novato, não obstante já nos anos idos de 2005, um colega de trabalho comprou um Tinga 1.9d, novinho em folha, numa versão muito bonita, com para choques e grelha frontal em fibra, jantes de alumínio... todo bonitinho, durante 3 anos nunca lhe deu problemas.
Já tive 2 Vitaras 1.9 d, 1 UMM Alter, 1 SsangYong Korando 2.3, que pelas suas carateristicas, tirando o UMM, eram mais requintados que o Niva... lógico. Este Lada, espero, após lhe fazer uma revisão geral, ficar com ele e poder usufruir para fazer pequenas incursões em terrenos menos bons.

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
« Responder #5 em: 11 de Outubro de 2015, 15:15:31 »
Dias!

Tens um colega que tem um Niva de 2005?!?! Ainda o tem?!? Chama-o ao forum! Ele que mostre a máquina! Não deve haver por cá muitos mais recentes que o dele.

Em relação à tua máquina, explicação mais pormenorizada que a do Wifi para o cheiro a gasosa, só se fores ao mecânico e ele te faça uma investigação exaustiva à situação. Mas já tens um belo ponto de partida. Relativamente ao calorzinho no habitáculo, quase que apostava o meu Niva na minha teoria, mas lá está, todos os nivas têm o seu feitio e terás que investigar.

Abraço e boa sorte.
... Só à estaLADA!

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 607
  • +27/-1
  • Distrito: Lisboa
« Responder #6 em: 11 de Outubro de 2015, 18:39:12 »
Olá, bem-vindo aqui a esta comunidade Dias Pinto. Há cerca de mês e meio comprei também um Niva a gasolina, um 1.7i, que se veio juntar ao 1.9 que já tinha. Foi uma excelente escolha. Neste momento o meu está na SAS a receber tratamento especializado. Esse carro tem muito bom aspecto. Preserva-o que daqui a uns anos isso é uma verdadeira raridade.

Quanto a pneus, eu optei pelos originais russos. Em minha opinião, e para aquilo que quero, servem perfeitamente e até nem são maus. Mas atenção que os pneus russos originais não se conseguem encontrar cá em Portugal, somente lá fora. Eu mandei vir os meus da Alemanha, o preço unitário rondava, na altura, os €55,00.

Todavia, a Fedima, tem essa medida no seu modelo Fronteira. 178/80 R 16 e também não são maus de todo.

Em relação ao resto, bom, já tens algumas ideias para o que poderá ser.

Abraço, e uma vez mais bem-vindo.

*

Offline Dias Pinto

• Nivista Novato
  • *
  • 16
  • +1/-0
« Responder #7 em: 11 de Outubro de 2015, 22:12:29 »
Boa noite
Mil desculpas, quanto ao facto de referir 2005, queria dizer 1995.
Neste momento, já não o tem.
No entanto, realço que na altura, se tratava de uma versão especial do Tinga, não sei se transformada pelo concessionário "Repage" em Seia, ou se pelo importador da altura. Tinha realmente muito bom aspeto, na cor verde, com para choques em fibra, grelha diferente, um pequeno spoiler no tejadilho na traseira, e as jantes de liga ficavam muito bem. No interior penso que o único "mimo" era um volante desportivo forrado a pele.
Ainda irei saber do seu destino...
Saudações Nivistas.

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
« Responder #8 em: 12 de Outubro de 2015, 12:40:37 »
Pois, eu estava a achar estranho... 2005. De qualquer das formas o pára choques em fibra era coisa que eu gostava de ver. Tirando o "Urban" que saiu agora para o mercado, não conheço nenhum com para choques em fibra. Assim como as jantes em liga leve. Tudo de origem? É que dessas, nem o Urban tem de origem... tem uns tampões muita bacanos  :P.

Bom, se conseguires arranjar fotos dessa fera porreiro, mas aqui o que conta é a tua máquina. Dispõe no que for necessário e respondemos dentro das nossas possibilidades.
Abraço!
... Só à estaLADA!

*

Offline tgvale

• Nivista
  • 123
  • +11/-0
« Responder #9 em: 12 de Outubro de 2015, 23:12:24 »
boa noite

Relativamente ao cheiro a gasolina, será esta a resolução do problema?!

http://www.tout-le-niva.com/carrosserie/529-boite-degazage.html

Existe um vídeo em Russo :P com a montagem?

https://www.youtube.com/watch?v=1Xnw59UiuLI

Peço desculpa se te estou a induzir em erro, pois não percebo muito desse assunto, poderá haver alguém que te possa ajudar melhor.

cumps

Tiago Marques

*

Offline Dias Pinto

• Nivista Novato
  • *
  • 16
  • +1/-0
« Responder #10 em: 17 de Novembro de 2015, 22:07:12 »
Acabei de montar 2 pneus "russos" 175 80 r 16.
Amanhã segue para o mecânico para fazer revisão geral.

*

Offline Dias Pinto

• Nivista Novato
  • *
  • 16
  • +1/-0
« Responder #11 em: 29 de Novembro de 2015, 20:18:06 »
Boa noite comunidade Nivista,
Com grande pesar comunico que o Niva (Limousine) mudou hoje de dono... hoje mesmo verifiquei que o testemunho transitou para um novo membro do forum. Enormes felicidades para ele, que me mostrou vontade de fazer aquilo a que eu inicialmente me propus, mas por vontades alheias, me fizeram quebrar a ideia. Mantenho-me fiel ao forum, no qual desde que tomei conhecimento dele, muito aprendi sobre os "nossos" Nivas. O nome (Limousine) foi dado pelo meu filho, um pré adolescente, que não tem memória deste tipo de máquinas, disse-o em tom depreciativo, quando viu pela primeira vez o carro, eu achei que deveria ser, sim esse o nome do "meu" Niva... tenho pena...   

*

Offline Edgar Domingues

• Nivista
  • 142
  • +7/-0
  • Distrito: Leiria
« Responder #12 em: 29 de Novembro de 2015, 20:48:04 »
Boa noite Dias Pinto,

Prometo que farei do teu Niva uma maquina de fixar o olhar. Tenho grande projecto e restauro para ele.

Um dia ainda o verá como o idealizou.

Abraço
Mazda MX-5 1.6 - 1997; Porsche Boxster 2.7  - 2000
Audi TT 2.0 - 2007 (actualmente) Niva 1.7 - 1997 (actualmente)
VW carocha 1.2 - 1961 (em fase de restauro)

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 607
  • +27/-1
  • Distrito: Lisboa
« Responder #13 em: 29 de Novembro de 2015, 20:57:14 »
Dias Pinto,

Esta comunidade, pertence a proprietários e simpatizantes do Lada Niva. Tendo tu tomado a opção de vender o teu Niva, gostaríamos, ainda assim, que te mantivesses por aqui, e esperamos que um dia voltes a ter um Niva. Eles andam aí...

Um abraço

*

Offline Dias Pinto

• Nivista Novato
  • *
  • 16
  • +1/-0
« Responder #14 em: 29 de Novembro de 2015, 21:58:15 »
Boa noite novamente comunidade Nivista
Fico deveras satisfeito pelas respostas e apoios demonstrados.
Talvez com algum sentimento, lembrei-me de algo. 
Tinham-me falado num exemplar da espécie, numa localidade próxima, e hoje mesmo ainda fiz um contato com o stand indicado, e que me confirmou ter um Niva 1.6... falei com o dono, que me disse que estava razoável, e que só precisava da bomba de gasolina... só que o preço... tinham falado em 500 euros... e o dono pediu-me 1.800... fez-me pensar na minha Limousine...
A ver vamos... quem sabe tenha uma recaída... (mas nunca pelos 1.800!!!...)  por outro Niva, que a "Limousine" já era...