Diario de Bordo - Vassily

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Offline Tiroloco

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Diario de Bordo - Vassily
« em: 11 de Junho de 2014, 18:28:24 »
Pois vou aqui dar inicio ao meu diario de bordo, ja o tinha feito no antigo forum, mas com temos casa nova vou fazer um novo mais completo e com informaçoes do restauro e de umas prendinhas que vem a caminho da russia.

Antes da intervenção:










« Última modificação: 12 de Junho de 2014, 10:32:40 por Tiroloco »

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Offline Tiroloco

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Re: Diario de Bordo - Vassily
« Responder #1 em: 12 de Junho de 2014, 10:53:42 »
O lada foi comprado em setubal. na altura nunca tinha andado de lada apenas lido e visto videos... assim la juntei os cobres y mandei-me para setubal ver un lada que apareceu no olx. Tinha visto alguns anuncions aqui pelo norte mas eram todos a gasolina e alguns diesel, mas tinham um aspecto que nao me inspiravam confiança e eu queria algo o mais original possivel, pelo que esse de setubal pareceu bem.
Fui entao até setubal e experimentei o bicho. Foi uma relaçao de amor odio, pois era e é ruidoso nao tem muito conforto comparado aos elefantes verdes (discovery) pouca potencia (1.9d), mas pronto tinha carisma, era pequeno, era russo, enfim la decidi dar uma oportunidade ao patinho feio.
Logo na compra detetei o rolamento da roda direita com folga mas que de acordo com o vendedor tinha ja levado um aperto, um dos pneus estava com uma fissura, e no caminho para casa vi que algo nao estava bem   com a suspenção. Posto isto fez quase 300km assim de rajada e sem nada apontar alem do que ja referi.
Passado uns dias começam as obras, levei o jipe ao amigo rui para dar uma vista de olhos, reapertar algumas coisas basicamente vistoriar o bicho.... na segunda vez que fui la e ainda bem que estava la, o famoso rolamento agarrou ao cubo da roda de uma forma medonha, nao tirei fotos mas o cubo ficou separado em dois.... assim levou cubo novo rolamento novo, levou novo as ponteiras todas, barras de direçao e o "braço oscilante" com rolamentos em vez do original de buchas.
De inicio reparei que a nivel electrico algo nao estava a 100%, assim que tirei o esquema electrico da internet e desmontei o tablier e reparei que alguns cabos tinham o revestimeno danificado.... assim cortei as parters danificadas e coloquei nova cablagem com ligaçoes apropiadas (não gosto de sucatar) e voi la ficou novo.
no compartimento do motor levou rolamento novo do alternador, os cabos foram todos revistos e revestidos com aquele tubo canelado como nas viaturas mais novas.


to be continued

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Skapula

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Re: Diario de Bordo - Vassily
« Responder #2 em: 17 de Junho de 2014, 12:25:18 »
Aguardamos a continuação  ;)

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Offline Tiroloco

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Re: Diario de Bordo - Vassily
« Responder #3 em: 17 de Junho de 2014, 23:13:54 »
Estou a falhar um pouco porque ainda não actualizei o tópico mas não tenho vindo ao PC e aqui no telemóvel não é muito fácil!
Mas prometo que vou meter imensas fotos! Agora estou a passar lixa de água para dar polimento final!

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Offline Danielfhum

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Re: Diario de Bordo - Vassily
« Responder #4 em: 22 de Junho de 2014, 12:46:26 »
Excelente Niva.
Também queria o meu nesse estado ;)
Boa continuação
Niva 4x2 1.9 td laika
By Cansados Team

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Offline Tiroloco

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Re: Diario de Bordo - Vassily
« Responder #5 em: 22 de Junho de 2014, 17:52:43 »
O meu onde tem alguma ferrugem e no final da longarina a frente na zona onde está o radiador... essa ainda nao tratei pois nao tirei o motor...

Os trabalhos de pintura decorrem lentamente, pois nao tenho o sitio perfeito para tal é uma garagem pequena....

Posso dizer que ja tenho uma serie de prendas para lhe colocar:
-borrachas vidros todas novas
-cromados todos novos
-donut com junta homocinetica
-sinoblocks dos triangulos
-sinoblocks da brra estabilizadora
-sinoblocks das barras longitudinais do eixo de traz
-rolamentos rodas frente
-rolamentos rodas traz
-forro do tejadilho
-Alcatifa mesmo especifica
-farois novos do M
-Os picas laterias em branco
-Os piscas da frente do M
-Aquele suporte amarelo da caixa de transferencias que apoia a caixa ao chassis
-Todos os rolamentos e vendantes da caixa de velocidades
-Todos os rolamentos e vendantes da caixa de transferencias....
-Braços das escovas do parabrisas novas
-maçanetas de abertura das portas novas e vendantes
-Homocineticas das rodas da frente
-Bomba embraiagem primaria
-Bomba embraiagem secundaria

E ainda vai vir todas as cruzetas, e mais umas coisitas

Por tanto mal posso esperar para acabar as pinturas!!!

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Offline Tiroloco

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Re: Diario de Bordo - Vassily
« Responder #6 em: 23 de Junho de 2014, 11:02:13 »
Tendo entao colocado a parte mecanica a uns 55% pelo menos a luz dos meus padroes segue a vez de tratar da chapa e de algumas amolgadelas-
Esta fase nao foi só tirar o brilho e dar tinta. Optei por tirar portas, vidros, etc basicamente ficou os interiores e motor de resto foi tudo depenado.
Lixei o jipe todo a mão com lixa #400 nas zonas onde tinha amolgadelas o tradicional betume poliester e nas embaladeiras nos sitios que nao consegui mesmo tirar amoldadela batendo a chapa enchi com estanho como se fazia antigamente e dei uma passagem leve com betume de aluminio especifico (22eur cada lada) e acertei tudo lisinho com o poliester... digo-vos este processo é mesmo penoso, lixar acertar+ lixar+ acertar....
De resto todos os furinhos dos plasticos laterias foram preenchidos com solda.
Inicialmente ia só lixar até a chapa nos sitios mais suspeitos, no entanto ja que estava com maos na massa acabaei pior decapar as portas, guarladmas, embaladeiras, frente, zona dos parabrisas, basicamente decapei  o jipe a exepção do tejadilho (pelo menos na totalidade). Usei decampante, berbequim e disco decampante da 3m (o azul)usei uns 3 ou 4 nesse processo.
Depois foi a vez de primarios. Eu optei por comprar primarios de jeito, nem o mais barato nem o mais caro, usei a linha branca da robbialac PU de altos solidos com mistura de 4:1 + diluente com pistola de bico 1.4 (so depois é que comprei pistola com bico 2.0), se fosse agora tinha comprado primeiro a pistola de bico 2.0 e dado primario sem diluir.
Apos esta fase bem a fase penosa lixar acertar betume, lixar... dei mais 3 de mãos... mesmo assim tinha alguns sitios que nao estavam como eu queria assim optei por comprar betume pistolavel e dei nas portas e tejadilho... lixei novamente e mais 3 de mão de primario e mais lixa.... nesta fase trabalhei de mais sem ter necessidade, pois podia ter dado uma de mão e depois aplicado primario de enchimento da eastwood  que super espesso e nao sofre contraçao nem dilataçao com diferenças de temperaturas...
Depois disto começa e minha primeira vez com tinta... usei tinta PU brilho direto da standox e fiquei impressionado comigo propio pois nao ficou nada mal... alias não ficou melhor porque nao tenho as melhores condiçoes... apenas um poco melhor do que as minimas.... a ventilaçao é muito importante alem da luz... a ventilaçao porque estamos menos sujeitos a quimicos e nao fica aquela nuvem de tinta que nao se ve um carago e a luz por razções obvias... outro aspeto importante é o compressor e é onde tive o maior handicap, porque usei um compressor pequeno (50lts) e com volume de 240lts por min.... dá para peças pequenas agora para o jipe não pois nao consegue manter a pressão dando origem a muita casca de laranja, que depois se traduz em mais lixagem e mais lixagem e em alguns sitios acerto de tinta.... agora ja tenho um compressor a homem é na mesma de 50 lts (tenho um deposito de 50lts do primeiro e com os dois juntos faz 100lts) mas este tem power, pois debita 440lts por minuto, ou seja ar nao falta até tem de mais...
Outro aspecto importante e que ainda nao falei é filtraem de ar.... incialmente comecei com um filtro de ar com 40microns mas comecei a ter humidades na tinta, depois optei por adicionar um filtro de 5microns mais filtros de oleo, e maravilha. Podia usar um sistema maior, mas este é mais do que suficiente para um trabalho pro (algumas oficinas que visitei nao tem, pelo menos, a qualidade deste equipamento)
Colocando a modestia de parte posso dizer que com o equipamento que tenho neste momento e com o que aprendi consigo fazer trabalhos com boa qualidade com brilhos diretos (para o ano o lada leva com metalizado)
« Última modificação: 23 de Junho de 2014, 11:04:40 por Tiroloco »

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Re: Diario de Bordo - Vassily
« Responder #7 em: 23 de Junho de 2014, 11:12:26 »
o que voces querem sei eu.....

tomem la












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Re: Diario de Bordo - Vassily
« Responder #8 em: 23 de Junho de 2014, 11:18:46 »










mais logo meto mais

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Re: Diario de Bordo - Vassily
« Responder #9 em: 25 de Junho de 2014, 09:42:17 »



Aplicação de primarios, neste ponto e como ja referi anteriormente apliquei primario de alto enchime PU










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Re: Diario de Bordo - Vassily
« Responder #10 em: 25 de Junho de 2014, 10:02:18 »
pasei lixa 320

ficou assim:





este primario que usei, deixei secar entre maos e lixava para a supercie ficar o mais certa possivel, poderia ter usado betume pistolavel (embora depois acabei por usar ) mas nao queria porque li algures que aquilo com as mudanças de temperatura corria o risco de contrair e abater, no entanto no proximo lada (sim outro nivista esta nos inicios da recuperação) vou colocar primario epoxy e depois betume pistolavel da eastwood que tem garantia que nao abate nem contrai...
Uma dica entre camadas de primario fui alternado de cor, ou seja primeiro meti cinze depois preto, depois cinza. Este metodo é eficaz para termos noçao onde esta a "cair" a primario de forma a ficar uniforme e nao como se fosse pintado a spray








Outra coisa que nao mencionei é que para lixar usei um guia de lixagem para acertar a chapa, este guia existe em po numa lata de spray, ou tipo aquele po de arroz das babes... na maior parte das oficinas não usan nem um nem outro, eles usan dois metodos, olhometro ou dar um fumo de tinta celulosa da mais barata.
outra dica.... para superficies grandes tipo portas, tejadilho, capot usar um bloco de lixagem o maior possivel existe na inglaterra a venda uma marca que se chama durablock que são exelentes, eu usei um bloco to tamanho das folhas de lixa normal e deu para o gasto, numa proxima experimento esses durablock

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Offline Tiroloco

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Re: Diario de Bordo - Vassily
« Responder #11 em: 16 de Setembro de 2014, 18:21:29 »
ja la vai algum tempo que nao coloco fotos nem actualizo o meu diario de bordo.
O que é certo é que o lada ja vai bem adiantado relativamente as ultimas fotos pelo que ja estou a falhar redondamente, no decorrer da semana coloco mais fotos.

Neste momento ja está todo pintado e polido e encerado, apenas falta polir e passar cera na porta da mala, e voltar a pintar o capot, pois aquilo nao está a minha maneira. Não está um show car, mas para mim está bem melhor que muitos serviços que ja vi.

Depois da pintura passei a fase do motor. A minha ideia inicial era só mudar os tubos de agua e pouco mais, mas ao começar a retirar os tubos vi que tinha imensa ferrugem, pelo que tive assim um feeling que era melhor tirar a cabeça fora, e assim foi, com ajuda do meu grande amigo youtubiii e com dicas do daniel margarido, la tirei a cabeça... e em boa hora, pois a junta embora não estando queimada, estava quase, ja tinha podres nos furos e estava dura como tudo, pelo que acho que não ia durar muito mais.
Levei a cabeça a alguns mecânicos (aqui da zona) que me pediram entre 70eur a 90eur para a levar apenas rectificar... assim la andei uns dias a devorar as paginas amarelas e encontrei uma empresa muito perto de casa, que rectifica qualquer componente do motor, tudo mesmo... de acordo com o torneiro a cabeça tinha bom aspecto e como na minha mão fez pelos menos uns 20mil sem qualquer problema de aquecimento, ou qualquer sintoma de junta queimada, arriscamos só retificar, e adivinhem quanto ficou o tombo? 29eur com iva!!! e mesmo que tivesse mandado testar andava tudo na casa dos 40eur... O torneiro diz que a junta estava totalmente direita, pelo que foi só dar uma "limpadela" e voila!!

Ja está montada com junta nova, parafusos novos, ja tem correia distribuição nova, rolamento e tensor novo, bomba de agua nova....

Agora ando de volta dos tubos de agua, que como não existe original (ou nao encontro), vou colocar novos, agora pergunto alguem sabe onde vendem tubos de silicone (curvas e reduções) a bons preços? encontro muita coisa em UK, mas queria tentar por cá, podem ser os de borracha...
Ja fui a uma casa de tubos no porto, mas ... bem não gostei....
O tubo em S, esse ja tenho solução.

« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, 18:25:31 por Tiroloco »

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Offline Sargento

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Re: Diario de Bordo - Vassily
« Responder #12 em: 16 de Setembro de 2014, 18:32:47 »
em lisboa borrachas berna,  ou entao


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Offline Tiroloco

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Re: Diario de Bordo - Vassily
« Responder #13 em: 16 de Setembro de 2014, 18:33:51 »
Obrigado sargento... mas o meu é a sagole!! 1.9d


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Offline BernardoS

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Re: Diario de Bordo - Vassily
« Responder #14 em: 16 de Setembro de 2014, 19:52:25 »
Olá,

Dá gosto ver este trabalho e este empenho. Muitos parabéns pelo que até agora foi feito. Está a ficar mesmo impecável. Em relação aos tubos, podes sempre tentar também na MGO Borrachas que fica na Av. Sacadura Cabral (por detrás da praça de touros do Campo Pequeno) o tel. é o 217940473/217940478. Ou em alternativa num local de venda de peças da Peugeot.