Lada Niva 1600 e não tem CATALIZADOR ?!

• 13 Respostas
  • 1789 Visualizações

*

Offline jjmoreira

• Nivista Novato
  • *
  • 5
  • +1/-0
  • Viatura: Lada Niva 1.6
  • Distrito: Braga
Lada Niva 1600 e não tem CATALIZADOR ?!
« em: 09 de Fevereiro de 2015, 16:57:44 »
Socorro!!

Sou um Nivista recente, adquiri um de 02/1994 há uns meses.
Fiz revisão geral, todo afinado vai à inspeção, nada apontar...
senão os gases de escape  :-X
Bem diz-se que todos os veículos de 1994 são obrigados a ter catalisador,
mas os veículos de 1993 vendidos em 1994 ?!

Há por cá alguém nesta situação que saber como fazer ?

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 607
  • +27/-1
  • Viatura: Lada Niva 1.9D
  • Distrito: Lisboa
Re: Lada Niva 1600 e não tem CATALIZADOR ?!
« Responder #1 em: 09 de Fevereiro de 2015, 18:32:44 »
Olá,

Eu sinceramente desconheço esse pormenor, porque o meu é de 1996. É um 1.9 D. Isso com mais alguma afinação não terá solução ?? Se é de 1993 não deveria ter, mesmo tendo sido vendido no ano seguinte. O que dizia a folha de inspecção anterior ??

É que assim de repente também não conheço ninguém que tenha um nessa situação ou que tenha passado pelo mesmo.

Um pormenor; não te esqueças de fazer a tua apresentação. É importante para o funcionamento do fórum mas também porque assim mais facilmente outros nivistas te podem ajudar, visto ser um dos tópicos com mais visualizações.

Um abraço
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2015, 18:35:05 por BernardoS »

*

Offline miguelb

• Nivista Júnior
  • **
  • 29
  • +1/-0
  • Distrito: Porto
« Responder #2 em: 09 de Fevereiro de 2015, 19:44:44 »
Boas! Nenhum 1600 vem equipado de fábrica com catalizador, e é isso que tens de dizer na IPO, se implicarem mesmo assim vais ter de pedir um certificado à marca.

Se o problema for dos gases, vai ao carburador e aperta (muito ligeiramente) o parafuso da mistura. Isto faz com que ele injecte menos gasolina e deixe entrar mais oxigénio, empobrecendo a mistura:p boa sorte!

*

Offline Tiroloco

• Nivista Doutor
  • 448
  • +23/-0
  • Distrito: Aveiro
« Responder #3 em: 11 de Fevereiro de 2015, 10:04:09 »
Faço das minhas palavras as dos dois nivistas anteriores! Os 1.6 não tem nada disso! O ideal é fazer uma limpeza ao carburador e depois afinar como deve ser.

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
  • Depois de um Niva... SÓ OUTRO NIVA!!
  • Distrito: Setúbal
« Responder #4 em: 11 de Fevereiro de 2015, 11:18:36 »
Boas! Nenhum 1600 vem equipado de fábrica com catalizador, e é isso que tens de dizer na IPO, se implicarem mesmo assim vais ter de pedir um certificado à marca.

Boas! Ou pedir um certificado à marca, ou então mudar de centro de inspeções! Não conheço nenhum 1600 com catalizador e és o 1º nivista que ouço a comentar uma situação dessas. A obrigação de catalisador é apenas para as viaturas registadas no ano da mesma, ou daí em diante! Ora se o teu Niva tem registo de 93 e a lei é de 94, não se aplica.

Os centros de inspeção de vez em quando implicam com coisas que não lembram ao diabo. Um familiar meu tem uma Skoda de 2000, modelo Pick up (mas com caixa tapada). Inspeções feitas sempre no mesmo local sem nada a apontar. Neste ultimo ano, o sr. inspetor resolveu implicar com o nome da carrinha (pick up) uma vez que a mesma estava tapada e por isso, teria que estar assim averbado no livrete! Levou logo a resposta de que os carochas não estão averbados como insetos no livrete, POIS NÃO?!?! Mudou-se de centro de inpeções e a Skoda Pick up pôde manter o seu aspeto fechado...

Boa sorte! Ah! E faz a apresentação no forum e já agora... bota fotos desse 1.6!!
Abraço!
... Só à estaLADA!

*

Offline miguelb

• Nivista Júnior
  • **
  • 29
  • +1/-0
« Responder #5 em: 11 de Fevereiro de 2015, 15:17:16 »
Nos centros de inspeções tudo é muito arbitrário... eu por exemplo tenho um centro aqui ao lado de casa e nunca lá vou... já sei que os tipos são mesquinhos e implicam com tudo...faço 20km para ir a Matosinhos à Zuir e nunca me arrependo.

O meu também é um 1600, e nunca implicaram com nada relacionado com o facto de ter catalizador ou não, também o meu é de 1990... mas lá está, um 1600 de 1990 é 100% igual ao 1600 em 1994.... Só em 1995 é que chegaram os 1.7 e os 1.7i e esses sim, vieram já com catalizador....

*

Offline jjmoreira

• Nivista Novato
  • *
  • 5
  • +1/-0
« Responder #6 em: 11 de Fevereiro de 2015, 17:30:34 »
Boa tarde,
Antes demais o meu obrigado a todos pela prontidão em responder à minha questão  :)
O livrete é de 1994, não tem catalisador e então pegaram por aí...
O mecânico diz que podia apertar o carburador e talvez passasse mas, para trabalhar certinho precisa de uma mistura mais rica!...
Na hipótese de justificar como uma declaração da marca, onde a posso arranjar, quem representa a marca agora?

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
« Responder #7 em: 11 de Fevereiro de 2015, 18:41:48 »
Pois, esse é que é o problema. Já não tens representantes Lada em Portugal. O ultimo foi a Maguerit e penso que já não esteja em atividade há pelo menos 2 anos. A teres de pedir, terá de ser no estrangeiro e não sei qual o sucesso que terás.

Experimenta mudar de Centro de inspeções. Há outra solução mas que não posso explicitamente colocar no forum, nem tanto concordar com a mesma, por questões legais :P, mas que passa por garantires uma folha verde no centro de inspeções. Já ouvi falar de histórias assim.

Abraço!
... Só à estaLADA!

*

Offline miguelb

• Nivista Júnior
  • **
  • 29
  • +1/-0
« Responder #8 em: 11 de Fevereiro de 2015, 19:59:37 »
Eu quando falava em mexer no carburador era algo provisório, ou seja, engasgas o bicho às portas da IPO e voltas a por o parafuso da mistura no sitio após sair a folhinha verde :p

A técnica do Luís Santos também pode funcionar, infelizmente é um fenómeno cada vez mais recorrente :s

Qualquer dúvida estamos cá.

Abraço

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 607
  • +27/-1
  • Distrito: Lisboa
« Responder #9 em: 11 de Fevereiro de 2015, 22:51:02 »
@Luis Santos, ele não conseguiria obter esse certificado na S.A.S. ??

Eu posso dizer que sempre fui ao CIPO da Sertã e nunca tive qualquer problema com o carro, até porque eles já me conhecem e sabem que sou super cuidadoso com o carro.

Em 2013 tive o carro em Lisboa e não fui a tempo de ir à Sertã à inspecção. Tive de ir à Controlauto no Prior Velho. Pois lá o inspector resolveu implicar com algumas coisas que para ele não estavam bem, mas lá me passou o carro mas com uma ou duas anotações na folha.

Há de facto uma dualidade de critérios. Ainda para mais com carros que praticamente são desconhecidos da maioria dos portugueses e tendo em conta a idade que já têm.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2015, 22:54:37 por BernardoS »

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
« Responder #10 em: 12 de Fevereiro de 2015, 19:11:40 »
Os contactos que o Sr. Pedro tem, poderão solucionar outras situações (averbamento de pneus, luzes, etc). Se eu bem percebi a questão, é mais complicada que isso. No centro de inspeções pelos vistos perguntam por um catalisador que o Niva simplesmente não tem, portanto onde não há, não há como dizer que há.

Abraço!

... Só à estaLADA!

*

Offline jjmoreira

• Nivista Novato
  • *
  • 5
  • +1/-0
Resolução - Lada Niva 1600 e não tem CATALIZADOR ?!
« Responder #11 em: 26 de Junho de 2015, 15:13:48 »
  :) :) :)
Resolução, na descrição que se segue na troca de mails entre o centro de inspeção e o IMT:
“Apesar de se tratar de um veículo matriculado em 1994-02, baseia-se numa homologação de 1991.
De modo que, apesar de não averbado, deve tratar-se de um 'fim de serie'.
Assim, perante a impossibilidade de se confirmar essa condição junto do fabricante/representante da marca e não havendo indícios que ter havido alteração das características originais, consideramos que deve ser inspecionado como um 'fim de série'."
 8) 8) 8)

*

Offline joaocosta

• Administrador
  • Nivista
  • 217
  • +23/-1
    • ueBe.biz
  • Viatura: Não tenho
  • Distrito: Santarém
« Responder #12 em: 30 de Junho de 2015, 20:23:18 »
Levou logo a resposta de que os carochas não estão averbados como insetos no livrete, POIS NÃO?!?!

Que grande resposta, gostava de ter sido um insecto nesse momento, nesse local, para ver a tromba do inspetor  ;D
Nivista uma vez, Nivista para toda a vida...

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
« Responder #13 em: 01 de Julho de 2015, 10:15:17 »
Que grande resposta, gostava de ter sido um insecto nesse momento, nesse local, para ver a tromba do inspetor  ;D

Lol, foi cara de "Oh meu amigo, se eu já estava a implicar consigo... agora com essa resposta é que não se safa mesmo..." lolol

Tudo bem... vai-se a outro lado.
... Só à estaLADA!