Aqui não ha onde ir a bordo!

• 26 Respostas
  • 2994 Visualizações

*

Offline lima166

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +0/-0
Aqui não ha onde ir a bordo!
« em: 04 de Janeiro de 2015, 04:17:33 »
Bem rapaziada, como referi na apresentação não tenho nenhum Lada. Mas estou inclinado e conto com a vossa ajuda.
Bem eu tenho um Alfa Romeo 166 2.0 V6 TB para dar umas voltas (muito poucas) ao fim de semana. E tenho um Citroën AX comercial 1.5D para trabalhar e andar com o Canito.
 Posto isto o meu AX já fez de tudo um pouco pois eu para alem de o usar para trabalhar, ir a lenha, passear o cão, andar em caminhos de cabras, eu vou todos os anos fazer uma viagem a acampar por terras desconhecidas. E o carro que levo é o AX.

O ano passado a viagem foi a costa portuguêsa com o AX ate ao estreito de Gibraltar.
Este ano será de Gibraltar para a frente!

Mas o AX esta ficar limitado a nível de capacidades. Pois já ouve alguns caminhos que tive de voltar para traz para evitar ficar atulado.

Este ano estou a pensar vender o AX e comprar um Lada Niva e é aqui que vocês espero que me ajudem.
1.6... 1.7i.... 1.9D qual o mais fiável, o mais económico as versões gasolina ou diesel ou GPL?
espaço da mala...

Não esquecendo que o carro não é para as férias mas também para ir trabalhar todos os dias.

*

Offline Tiroloco

• Nivista Doutor
  • 448
  • +23/-0
  • Viatura: Lada Niva 1.9D
  • Distrito: Aveiro
Re: Aqui não ha onde ir a bordo!
« Responder #1 em: 04 de Janeiro de 2015, 11:43:06 »
Ora boas!
Relativamente à vender o ax e comprar um lada todos nós somos suspeitos pois temos um Lol
Mas na verdade com um lada "o céu é o limite" e comparado ao ax é outro mundo, primeiro tens 4x4 permanente, depois é curto entre eixos pelo que tem bons ângulos de entrada e saída e tem uma mecânica super simples!
Eu prefiro sempre aos a diesel por ter um motor simples xud9 1,9d Peugeot um dos melhores motores que eles fizeram, o downside desse motor é que lhe falta um pouco de força. Outra vantagem do diesel é a forma em como o diferencial da frente é acoplado. Nos a diesel aperta no chassi nos gasolina é no próprio motor e fica um pouco mais "solto" em que como é em alumínio a carcaça normalmente parte na zona dos parafusos!
A gasolina tens a vantagem de meter a gás e tem um pouco mais de cavalos embora com menos binário.
Não esperes luxos nem o silêncio de uma biblioteca.
E claro com um niva pertences a uma elite que só poucos tem esse privilégio!

*

Offline lima166

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +0/-0
« Responder #2 em: 04 de Janeiro de 2015, 17:24:21 »
Atao e o que me dizem de um a gasolina, visto ser mais barato no momento da compra. E aplicar um sistema gpl, ficando assim económico para andar todos os dias! E fazer uns caminhos sinuosos de vez em quando!?

*

Offline Tiroloco

• Nivista Doutor
  • 448
  • +23/-0
« Responder #3 em: 04 de Janeiro de 2015, 20:04:34 »
Tens ponderar o estado do lada, as coisas que precises de arranjar e quanto custa meter a gas..

O nosso administrador teve um lada a gas ele pode dar uma melhor ajuda nesse aspecto.

Eu em toda a minha vida de condutor só tive um a gasolina... mas era um saab 9000 turbo (miss youuuuuu) de resto foi sempre carros a gasoleo.

Um niva a gasofa gasta a volta dos 10 - 11 lts/100km a gas vais gastar um pouquinho mais, no entanto o preço do gas é mais baixo.

Tambem tens de ponderar o espaço da mala que vai ficar mais reduzido uma vez que vai ser ocupado pela botija de gas...

Nivistas a gasofa digam a vossa justiça.

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
  • Depois de um Niva... SÓ OUTRO NIVA!!
  • Distrito: Setúbal
« Responder #4 em: 04 de Janeiro de 2015, 22:30:53 »
Lima, ao comprares um Niva tens sempre de ter o cuidado que terias de ter ao comprar qualquer jipe em 2ª mão. Motor, transmissões e chapa. A partir daí é também ter alguma sorte e andar sempre "em cima" do Niva.

Abraço!
... Só à estaLADA!

*

Offline lima166

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +0/-0
« Responder #5 em: 06 de Janeiro de 2015, 21:56:37 »
Obrigado a todos pelas dicas. Bem eu tenho já novidades.
Já fiz negocio com um Lada Niva de 89 Original (de ponta a ponta) 77mil km. Motor é que foi o 1.6
Bem a primeira vista tem uns podres junto ao parabrisas. Quando andei com ele não identifiquei barulhitos de mair preocupação, e todas as mudanças e redutoras funçionaram...
De resto parece mais que o carro teve parado muitos e longos anos.

Para a semana vou busca-lo e ai tiro umas fotos. Peço vos concelhos pois é o primeiro lada.

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 608
  • +27/-1
  • Distrito: Lisboa
« Responder #6 em: 06 de Janeiro de 2015, 22:41:14 »
Muito bem vindo a esta nossa grande família. Isso é que foi rapidez em adquirir um Niva. Boa. Os 1600 todos originais já começam a ser uma raridade, mas descansa que para eles ainda se arranjam quase a totalidade das peças de origem. Inclusivamente tablier e outros componentes do interior e a preços muito baratos. Se há carro que compensa ter é mesmo o Niva pelo preço das peças.

Agora faz-lhe mas é uma revisão e junta-te a nós no nosso encontro de dia 31 de Janeiro. Dá uma vistas de olhos em Eventos Nivistas em Portugal  - Encontro de Janeiro de 2015.

Agora queremos mesmo é ver fotografias dessa máquina :D e toca a participar activamente no fórum.

Bem vindo e um abraço

*

Offline lima166

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +0/-0
« Responder #7 em: 06 de Janeiro de 2015, 22:55:03 »
Irei participar com vontade. Espero!
Não era de agora a vontade de ter um Niva.
Entretanto gostava de conseguir os manuais deutelizador e mecânica (Na parte dos downloads já não estão desponiveis.)
Entretanto onde posso ir comprar os filtros? As casas de peças normais arranjam? Ou aconselham a que compre noutro lado?

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 608
  • +27/-1
« Responder #8 em: 06 de Janeiro de 2015, 23:05:10 »
Olá,

Tens os manuais na parte dos downloads. Julgo que também lá está o catálogo de peças do 1.6

Conseguirás arranjar peças e os filtros em vários sítios. Consulta o tópico de lojas de peças e oficinas. Nós temos essencialmente mandado vir peças da Lada Ronell (Holanda) da RusAvto (Alemanha) da BHV, ltd. (Bulgária) e também da Lada Power (Ucrânia), embora esta última demore mais tempo a chegar e esteja sujeita a controlo alfandegário, o que atrasa sempre a entrega, além de que podes ter de pagar direitos aduaneiros e impostos.

Tenta também ligar para a S.A.S. no Porto Alto. Pode ser que tenham.

Estamos aqui todos para te ajudar e apoiar neste teu projecto. Conta connosco !!
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 23:08:55 por BernardoS »

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
  • Depois de um Niva... SÓ OUTRO NIVA!!
  • Distrito: Setúbal
« Responder #9 em: 06 de Janeiro de 2015, 23:27:13 »
Eheheh... mais um a gasofa como diz o Tiroloco! Benvindo e boa sorte com o maquinão! Fotos são solicitadas e mimos ao Monstro Russo exigidos! O Bernardo já te disse onde arranjares as peças e de resto, manda-te à fera!!!! Estima-o e dá-lhe atenção porque como qualquer um daqui do forum te pode confirmar.. os Nivas quando querem, têm vida própria  :P

Abraços!
... Só à estaLADA!

*

Offline lima166

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +0/-0
« Responder #10 em: 07 de Janeiro de 2015, 18:18:03 »
Haha, vamos lá ver... Vai levar muitos mimos pois em Julho ira a marrocos e ate la tem de estar inpec*.
As fotos é no dia que o for buscar, pois o homem ainda o vai levar a inspecção só para a semana talvez.

Nos  downloads os catálogos não estao a dar para fazer download. Da erro quando se carrega no link.

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 608
  • +27/-1
« Responder #11 em: 07 de Janeiro de 2015, 23:04:21 »
O.k. Amanhã quando regressar do trabalho envio-tos a partir do pc.

*

Offline Tiroloco

• Nivista Doutor
  • 448
  • +23/-0
« Responder #12 em: 07 de Janeiro de 2015, 23:10:22 »
Marruecos?  Xii a minha viagem de sonho!
Os espanhóis vão agora em maio e são quase 20.
Abre um tópico na área das expedições e vai relatando os preparativos!

*

Offline lima166

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +0/-0
« Responder #13 em: 08 de Janeiro de 2015, 19:34:47 »
Irei ou em Maio ou em Julho. Para mim também é uma viagem que eu tinha a muito na cabeça e que tinha que ser feita pela primeira vez por um doa dois carros. Ou um Niva ou um Panda 4x4. Tive um conhecido que foi num banda 4x4 a uns bons e largos anos na altura do Dakar e desde essa altura ficou a ideia. Desta vez sou eu, por isso que comprei já o carro para o ter tempo de preparar tanto o carro como a viajem. Como disse na apresentação já fiz algumas viagens com o grande Citroën AX comercial. Este ano decidi que era Marrocos.
Se alguém quiser ir bora!!! Tem tempo de preparar as coisas e certamente alguns de vos terao o Niva em melhor estado que o meu :p pois vocês é só mimos.

A nivel de dinheiro não sai muito caro, mas claro não vão com nenuma organização que já fez a papinha antes, têm de ser vocês a organizaçao.

Eu vou abrir o topico mas só quando tiver as fotos, para ficar porreiraço logo desde o inicio.

*

Offline lima166

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +0/-0
« Responder #14 em: 08 de Janeiro de 2015, 20:25:47 »
Malta não sabem onde posso conseguir esta barra de tejadilho?
Encontrei num blog na net dum nivista português. Espero que ele não se importe.