Apresentação Ramalho

• 18 Respostas
  • 3050 Visualizações

*

Offline Ramalho

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +1/-0
Apresentação Ramalho
« em: 30 de Novembro de 2014, 23:36:22 »
Olá a todos.
Sou o Ramalho, moro em Tavira e tenho um Terrano II (2.7 SE, 98). Costumo "palmilhar" os trilhos do Alentejo e do Algarve, nada de muito agressivo, aproveitando a natureza e a fotografia.
Também sou um apaixonado pelo Niva. O seu aspeto retro e espartano há muito que me prendem a atenção.
Ultimamente, tenho equacionado adquirir um "bicharoco" destes e me transformar num nivista, com tudo o que tem de bom e mau.
Este fórum é de grande utilidade e interesse e vai me permitir conhecer melhor os "prós e contras" dessa eventual adoção.
Agradeço desde já os esclarecimentos sobre o assunto.

Cumprimentos
Ramalho
Caminante no hay camino, se hace camino al andar

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 608
  • +27/-1
  • Viatura: Lada Niva 1.9D
  • Distrito: Lisboa
Re: Apresentação Ramalho
« Responder #1 em: 01 de Dezembro de 2014, 00:41:42 »
Olá,

Sê muito bem vindo aqui ao nosso fórum. Aqui somos um grupo de amigos, uma grande família que tem em comum uma paixão cativante e contagiante pelo Niva, um carro que infelizmente é desconhecido da esmagadora maioria dos portugueses. E quando é conhecido muitas vezes é incompreendido.

Ser proprietário de um Niva, seja ele a gasolina ou diesel, é ser proprietário de algo exclusivo e único. Camo deves saber não abundam muitos no nosso país, pelo que este carro ainda está envolto em algum misticismo e mistério para muitos portugueses.

Para nós, que somos proprietários, o Niva é um carro bastante fiável, prático e cativante. Logicamente que como todos os carros dá os seus problemas de quando em vez, mas qual não dá.

Eu tenho o meu (podes ver na minha apresentação) desde 2010 e fiz-lhe um restauro total. Até hoje não me deu nenhuma avaria nem nenhum problema de maior. Há que ter ainda em consideração que a quase totalidade dos Nivas a circular em Portugal são anteriores a 2000.

Mas é preciso ter em conta os seguintes aspectos do carro: Não tem direcção assistida, não tem ABS, não tem airbags e em Portugal não arranjarás peças novas. Mas se te posso tranquilizar, o Niva, mesmo sem direcção assistida conduz-se muito bem desde que tenha os pneus da dimensão original (175/80 R16) e com a devida pressão em dia, têm uma suspensão muito boa e suave e as peças são extraordinariamente baratas. Nós mandamos vir peças de vários países. Rússia, Ucrânia, Alemanha, Hungria, Holanda, Bulgária, Moldávia, Polónia, etc. Também temos contactos de fornecedores de peças da Roménia, dos países Bálticos, da Eslováquia e do Cazaquistão.

Cá em Portugal havia um fornecedor de peças, a Lada-Magerit, que fechou, creio eu, em 2012. Por isso todas as peças que precisamos mandamos vir de fora e deixa-me dizer-te que já compensava mais mandar vir de fora mesmo com os portes de envio do que quando se comprava à Lada-Magerit por causa da enorme diferença de preços. Lá fora as peças são ridiculamente baratas e de origem. Tudo o que precisares em termos de peças está disponível para todos os modelos, excepto algumas (muito poucar) peças do 1600 e algumas (também muito poucas) do 1.9D. Praticamente os Nivas são todos iguais e ainda hoje são fabricados na Rússia sob o nome de Lada Urban mas com algumas alterações. O Lada Niva 1.6 tem somente a sua traseira, motor e interior diferentes do 1.7 e do 1.9. E estes dois apenas diferem no motor e em pequenos pormenores no tablier. Tudo o resto é igual.

O Lada Niva é um carro que merece alguns cuidados e atenções. O interior tem alguns componentes plásticos frágeis, como por exemplo a espessura dos plásticos que forram as laterais traseiras (que ficam de ambos os lados do banco traseiro) O tablier dos modelos a diesel (que é ligeiramente dos modelos a gasolina) é impossível de arranjar novo, os vidros triangulares muitas vezes deixam entrar água e por vezes o fecho cai (as borrachas, os vidros triangulares e respectivo fecho conseguem-se comprar novos)

Nas portagens é-lhe cobrada a classe 1 mesmo sendo jipe. Como vês, o Niva é um carro que, como todos, tem os seus prós e os seus contra, mas nós que o adoramos, enaltecemos os "prós" e damos luta aos "contras"

Na parte dos downloads tens acesso a muitos manuais e aos catálogos de peças.

Posto isto, avança com o negócio, não sem antes de certificares que o Niva que vais comprar está em bom estado ou em estado razoável (atenção aos podres, atenção ao motor e é fundamental conduzir para experimentar)

Muita gente diz mal do Niva que é isto e aquilo e que só dá problemas e despesa e pintam o cenário mais negro que se pode imaginar. Mas este é o tipo de discurso de quem nada percebe deste assunto porque nunca conduziram um ou nunca foram proprietárias de um Niva. Para dizer mal basta não saber do que se está a falar porque não se conhece. Quando se tem um e se conhece a história é outra. Tenho o meu desde 2010 e não o vendo por nada.

Para o fim de Janeiro de 2015 iremos realizar um encontro nacional na região centro do País. Se quiseres, podes-te juntar a nós.

Caso tenhas mais questões a colocar nós cá estaremos para lhes dar resposta.

Saudações Nivistas
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, 00:51:01 por BernardoS »

*

Offline Ramalho

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +1/-0
« Responder #2 em: 01 de Dezembro de 2014, 00:52:20 »
Muito obrigado pelo esclarecimento
Cumps

*

Offline Sargento

• Nivista
  • 107
  • +6/-0
« Responder #3 em: 01 de Dezembro de 2014, 12:20:05 »
bem vindo estás no sitio certo  ;)

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
  • Depois de um Niva... SÓ OUTRO NIVA!!
  • Distrito: Setúbal
« Responder #4 em: 02 de Dezembro de 2014, 20:41:33 »
Benvindo Ramalho... só te posso dizer uma coisa, se comprares, estás tramado pois vais ter um vício para a vida toda!  ;D

Cumprimentos
... Só à estaLADA!

*

Offline Ramalho

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +1/-0
« Responder #5 em: 02 de Dezembro de 2014, 23:08:52 »
Muito obrigado.
Já sei. Já sei também que, para o caso de me tornar "nivodependente", vou ter de recorrer a esta "clínica" para atenuar os gastos do vício.
As eventuais avarias e a relativa dificuldade em conseguir peças são dúvidas que procuro perceber. Gosto, de facto, do desenho, do conceito e do espírito desta "lata"; tenho lido também que o motor e a caixa são resistentes e permitem algumas loucuras, mas quando funcionam bem, a parte elétrica pode dar chatices e os interiores são modestos. Tenho encontrado alguns, mas preciso de experimentar e de saber como escolher.
Se souberem de algum que não esteja maltratado, deixem a dica.

Cumprimentos

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 608
  • +27/-1
« Responder #6 em: 05 de Dezembro de 2014, 23:23:35 »
Olá,

Acima de tudo, tenta procurar um em estado razoável e que tenha uma boa base para o que desejares (seja para ficar original ou não) também há um factor importante: a verba que pretendes gastar nele. Existem alguns à venda no OLX.

As peças não são difíceis de conseguir, embora seja necessário recorrer a outros países. Apesar disso, hoje foi "descoberto" um representante da marca cá em Portugal que é a S.A.S. Lda. que fica no Porto Alto (tópico criado em Lojas e Oficinas)

Lá fora as peças são baratas e chegam, regra geral, no prazo de uma semana. Os pagamentos são feitos ou via transferência bancária (sem custos desde que seja entre países aderentes ao euro) ou via paypal.

O motor de facto é bastante fiável, embora, como todos os outros carros, precise de manutenção e sim, dê os seus problemas de vez em quando. Os interiores, embora modestos, são funcionais. O que pode mesmo deixar um pouco a desejar é a performance da chaufagem que só tem duas velocidades. E chamar-lhe chaufagem é um eufemismo, pelo menos falo por experiência :D

Há um à venda logo à saída de Salvaterra de Magos, após o intermarché, embora esteja debaixo de um coberto e esteja aparentemente em estado razoável, precisa de um restauro, tanto a nível exterior como interior.

*

Offline Ramalho

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +1/-0
« Responder #7 em: 06 de Dezembro de 2014, 00:24:13 »
Obrigado BernardoS
Tenho visto alguns no OLX, e em outros sites, ficado agradado, mas resta saber a sua verdadeira condição. Não pretendo um para restaurar, mas que ande sem me dar grandes chatices e me satisfaça o hobby de andar fora de estrada de máquina fotográfica em punho.
Já contactei um proprietário de um Niva vermelho, em Oeiras (OLX); à primeira vista, parece-me simpático (o Niva). Já o proprietário, tenho de o convencer a ficar-me com um Terrano II (2.7 tdi SE, 125cv, 98). Eu devo estar louco, é verdade...
Vamos ver o que dá.

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 608
  • +27/-1
« Responder #8 em: 06 de Dezembro de 2014, 00:45:33 »
Aqui somos todos loucos e meio doidos, por isso bem vindo ao grupo. Se tiveres garagem para o guardar, então podes comprar um em estado razoável. Mas se por acaso não tiveres, atenção às ferrugens. O Niva é um carro monobloco, ou seja, não tem chassis.

Quanto a retoma ou troca, se for bem feito e falado, pode ser que a pessoa até aceite. Em todo o caso é ir estando atento que quanto menos se espera, surge a oportunidade. Comigo foi assim em 2010.

Tudo o resto vem por acrescento e naturalmente. E nós cá estamos para dar apoio e ajudar.

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
« Responder #9 em: 06 de Dezembro de 2014, 15:41:14 »
... Só à estaLADA!

*

Offline Ramalho

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +1/-0
« Responder #10 em: 06 de Dezembro de 2014, 17:47:38 »
Não Luís, é este:

http://www.custojusto.pt/lisboa/todo-o-terreno/lada-niva-1-9diesel-1995-4x4-5lug-fiavel-troc-14395959

Dá-me ideia que o proprietário deste compra e vende porque aceita retoma.

Esse que apresentaste "enche o olho", de facto, mas tenho de vender o terrano. Já esteve e já está de novo à venda; se alguém estiver interessado...
http://tavira.olx.pt/nissan-terrano-ii-2-7-tdi-se-125cv-1998-iid-468314704

Cumps

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 608
  • +27/-1
« Responder #11 em: 06 de Dezembro de 2014, 21:55:23 »
Olá,

Esse que apresentaste está em bom estado. E pode ser que o valor seja negociável. Para já tem uma coisa que todos os outros não têm. A legenda traseira "Lada NIVA 4x4" mas em russo, é coisa que ando atrás há anos mas não consigo arranjar. Para além disso é a versão Tinga.

Esse era bem comprado sim sr. parece em bom estado. Mas mesmo só experimentando, conduzindo, vendo, perguntando, etc.

Depois, há este aqui - http://portocity.olx.pt/lada-niva-4x4-1-9-diesel-aka-rambo-da-noite-iid-468122844 :D :D

Abraço
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2014, 22:23:55 por BernardoS »

*

Offline Ramalho

• Nivista Novato
  • *
  • 14
  • +1/-0
« Responder #12 em: 06 de Dezembro de 2014, 23:39:46 »
Pois, este também me parece estar aceitável. Também reparei na legenda em russo.
Que diferenças tem o modelo Tinga?
O tal "Rambo da noite" parece-me um pouco sinistro, pela única foto que tem (e os olhos comem primeiro) e pelo texto que acompanha o anúncio. E depois, também me fica um pouco fora de mão.
Aqui em baixo, no Algarve, há um, mas pouco estimado.

Será que alguém me pode informar acerca das potências das diferentes motorizações e respetivos consumos? Tenho procurado saber e a diversa informação que encontro é divergente.

Obrigado
Cumps

*

Offline BernardoS

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 608
  • +27/-1
« Responder #13 em: 07 de Dezembro de 2014, 00:18:13 »
Olá,

O Tinga basicamente vinha equipado com grelha, e com grade de tejadilho. Regra geral eram todos vermelhos escuro, corrijam-me se estiver errado sff. Embora com o passar dos anos, e tendo em conta os gostos dos donos, pode acontecer vermos carros com a placa a dizer Tinga, mas sem esses equipamentos.

Quanto às potências dos diferentes modelos, 1.6, 1.7, 1.7i, 1.9D e 1.9 TDI (estes últimos são muito raros em Portugal) O grosso que existe ou são 1.6, ou 1.7 ou 1.9D. Em relação às potências dos modelos a gasolina eu confesso não ser a pessoa mais indicada para dizer isso, mas os modelos a diesel rondam os 65 cavalos se não estou em erro.

A única grande diferença entre modelos a gasolina e a diesel (tirando as diferenças de interior e na traseira do 1600 que é a versão mais antiga) é mesmo o motor. Os modelos a diesel vinham equipados com o motor da Peugeot XUD9 que era (e é) dos motores a diesel mais fiáveis e resistentes da época. Por isso, quando se põe um Lada Niva 1.9D a trabalhar é o mesmo que ouvir um Peugeot a diesel a trabalhar :)

Os motores a gasolina são originais russos. Os modelos a Diesel eram exclusivos para exportação, ou seja, na Rússia é praticamente impossível ver-se um Niva a Diesel porque lá a gasolina tem um preço completamente diferente do de cá.

Quanto a consumos, posso dizer que o meu é bastante económico. Sensivelmente, e porque isto depende sempre de quem está atrás do volante, faz aprox. 7/8 litros. Conduzido com pés e cabeça, e com o motor bem afinado, o carro faz bons consumos.

Abraço

*

Offline Luis Santos

• Moderador Global
  • Nivista Doutor
  • 695
  • +41/-1
« Responder #14 em: 07 de Dezembro de 2014, 12:42:25 »
Tambem já tinha visto esse Ramalho. Aliás consulto diariamente os sites do género do olx e standvirtual, como quem vê o noticiário ou lê o jornal, portanto, acho que não há Niva à venda que me escape ao conhecimento.

Só te posso desejar boa sorte com a compra e dizer-te que se é para circulares diariamente, o diesel é sempre o mais indicado (desculpem os gasolineiros  :P). O meu faz o consumo entre 7/8 L aos 100, já o 1.7i que tive incialmente mandava-se para os 12/13 L, mas a resposta era completamente diferente.

Boa sorte!
... Só à estaLADA!